A pessoa empreendedora é aquela que olha uma pilha de sucata e vê a confecção de uma escultura maravilhosa.Uma pessoa empreendedora é aquele que conduz-se através de uma parte decrépita da cidade e vê um novo conjunto habitacional. Uma pessoa empreendedora é aquele que vê oportunidades em todas as áreas da vida.


Para ser empreendedor é necessário manter os olhos abertos e sua mente ativa. Deve ser hábil o suficiente, confiante o suficiente, bastante criativo e disciplinado o suficiente para aproveitar as oportunidades que se apresentam, independentemente da economia.


Uma pessoa com uma atitude empreendedora diz: Vejo tudo o que posso fazer, antes mesmo que qualquer oportunidade surja. Faça seu dever de casa. Faça a pesquisa. Esteja preparado. Seja criativo. Faça tudo que puder que o prepare para o que está por vir.


Empreendedores sempre veem o futuro no presente. Pessoas empreendedoras sempre encontram uma maneira de tirar proveito de uma situação e não ser sobrecarregados por ela. As pessoas empreendedoras não são preguiçosas. Elas não esperam oportunidades chegarem a elas, elas vão atrás das oportunidades.

Empreender significa sempre encontrar uma maneira de trabalhar ativamente para a sua ambição.


Empreender são duas coisas. A primeira é a criatividade. Você precisa de criatividade para ver o que está lá fora e moldá-lo para os seus objetivos. Você precisa de criatividade para olhar para o mundo um pouco diferente. Você precisa de criatividade para ter uma abordagem diferente, para ser diferente.


O segundo ponto é a coragem: a coragem de ser criativo. Você precisa de coragem para ver as coisas de forma diferente, a coragem de ir contra a multidão, coragem para assumir uma abordagem diferente, a coragem de ficar sozinho, a coragem de escolher a atividade não mais atrativa.


E, por último, ser empreendedor não diz respeito somente à capacidade de ganhar dinheiro. Ser empreendedor significa também sentir-se bem o suficiente sobre si mesmo, ter autoestima suficiente para querer procurar vantagens e oportunidades que vão fazer a diferença no seu futuro. E, ao fazer isso, você vai aumentar a sua confiança, sua coragem, sua criatividade e seu autoconhecimento e a sua natureza empreendedora.

Não se abale com tempos difíceis, seja um empreendedor desbravador como um MEI, por exemplo.