Resumo: O trabalho tem como objetivo mostrar uma concepção mais desenvolvida sobre a cultura e estilo de vida dos membros do grupo de motociclistas. Conhecemos um pouco de tudo, viagens, eventos que participam, projetos sociais, que fazem com que atrai milhares de motociclistas para o cariri. O grupo é composto por mais de 40 integrantes, de Juazeiro do Norte e Crato, eles têm como cede o moto rock, onde se realiza as reuniões semanais e encontros dos mesmos. Uma curiosidade que o grupo é formado por pessoas influentes, delegados, policiais, empresários. Em seus eventos prezam pela solidariedade, utilizando os eventos como forma também de ajudar as pessoas, como arrecadação de alimentos, brinquedos e outras coisas que são doadas para pessoas carentes, sem fins lucrativos. Palavras chaves: Moto clube, motociclistas, cangaceiros, Introdução A finalidade principal dessa etnografia é descobrir e esclarecer os conceitos relacionados ao estilo de vida dos motociclistas. A pesquisa foi realizada com o grupo Cangaceiros Moto Clube. O trabalho de campo foi realizado na sede do grupo, onde conseguimos conversar com alguns dos integrantes, afim de coletar informações com a intenção de adquirir fundamentos para a construção de uma concepção mais desenvolvida sobre a cultura de consumo e estilo de vida dos membros do grupo de motociclista Cangaceiros Moto Clube. Apesar da serem idealizados nos filmes como


”selvagens”, indisciplinado, grosseiros, e assim por diante, o que evidentemente não se trata da realidade, os motociclistas se expressaram bastante receptíveis, possibilitando uma maior interação entre uma conversa e outra, que nos proporcionou uma rica experiência. Tivemos a oportunidade de trocar mensagens pelos WhatsApp, e acompanhar o grupo pelo aplicativo, assim conseguimos obter mais informações sobre o evento que estava acontecendo naqueles dias, e acompanhar os diálogos que aconteciam naquele ambiente virtual. As conversas nos propiciaram a conhecer um pouco sobre as viagens, os eventos que participam, e as ações que promovem, que faz com que motociclistas dos mais diversos estados do Brasil percorram milhares de quilômetros para participar.


Cangaceiros Moto Clube Cearense O Moto clube denominado como Cangaceiros Moto Clube Cearense é uma instituição filantrópica, foi fundado por Gilson, João Paulo, José Wilson e Felipe, que são mais conhecidos pelos integrantes do clube respectivamente como, Cavalo, Kbludo, Taioca e Espeto. Os cangaceiros já estão nas ruas desde 2011, atualmente é composto por mais de 40 integrantes, das cidades de Juazeiro do Norte e Crato, e tem como presidente o João Paulo. Além disso possuem duas facções, com sede em Jardim de Piranhas e em João Pessoa, cada filial possui um diretor de facção. “Os Moto clubes, também denominados Moto grupos são instituições constituídas e organizadas por pessoas que apreciam o motociclismo e motociclista de modo geral. São clubes organizados com a finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo a socialização entre seus participantes. Durante todo o ano, os motos clubes organizam passeios e encontros para promover a confraternização, a amizade e o companheirismo entre todos os seus componentes. O principal objetivo é andar de moto.” (Lourenço, 2018)


O Clube realiza reuniões regularmente, para a gestão e planejamento dos passeios, encontros e eventos que serão realizados. Assim como os inúmeros clubes existentes, os Cangaceiros possuem um estatuto que dispõe de normas e tem como princípio o (RIPA) Respeito, Indivisibilidade, Perseverança e Autocontrole. “O grupo tem código, ou sinais de deslocamento para segurança de todos na estrada, uma formação a ser seguida, visando sempre a segurança no trânsito, se tornou um hobby as viagens que servem para conhecer lugares novos, pessoas e novas culturas. comemora o aniversário do moto clube, com muita música, comida e bebida, aberto ao pública.” Disse um dos entrevistados. Entretanto alguns dos integrantes contaram que ainda sofre algum tipode preconceito “Muita gente taxa motociclista como arruaceiro, vagabundo, drogado... sendo que na maioria dos motos clubes são formados por pessoas influentes, delegado, policial, advogado, medico, empresários, professores entre outros”, afirmou um dos motociclistas.


”Portanto, lutemos por nossos direitos de ir e vir com toda segurança, continuemos com nossas convicções de um motociclismo voltado para uma boa causa e, finalmente que, o gesto de um cumprimento, um aperto de mão ou um fraterno abraço sejam a marca de um ideal de vida, um ideal de amor ao próximo para que possamos dizer finalmente que, o motociclismo ainda é um “mar de rosas”.” (Cony, 2012)


As motos dos componentes, possuem diversos modelos, encontra-se motos para todos os estilos. As roupas de couro usadas servem de proteção, e as bandeiras marcam territórios. Os lenços são em geral para enxugar o suor para proteger do frio ou da poeira. Todos os motociclistas utilizam coletes, levando o brasão do clube, que serve de identificação, para possuir o brasão dos Cangaceiros, os Jagunços como são chamados os iniciantes do clube, devem passar por um período de experiência, e poderá receber o brasão dependendo do seu desempenho em 6 meses, existe ainda uma quilometragem mínima para obtenção, além de seguir todas as regras do estatuto do moto clube. Cada membro carrega em seu colete a quilometragem que percorreram representando o clube. Enquanto conversava com um dos membros da diretoria do moto clube, percebi que ele era o único que não possuía a quilometragem, mas sim uma estrela, quando perguntei o porquê, ele me explicou que existe uma determinada quilometragem que se deve percorrer para conseguir obter a estrela que é de 5.000km. “O colete é uma expressão de si mesmo, testemunhando as experiências e aventuras de um motociclista singular; também uma expressão comum de um grupo ligado pelas motocicletas. O colete de moto clube é, sem dúvida, um dos ícones mais duradouros da história da motocicleta.” (PROVETTI, 2018) . Evento e Ações sociais Todo ano se comemora o aniversário do moto clube, com muita música, comida e bebida, aberto ao público, atraindo clubes de todo o país, para participar. Os eventos têm o intuito de arrecadação de alimentos para doação para instituições carentes No decorrer do ano é organizado por eles alguns projetos socias tais como: Amigo de sangue: Onde se mobiliza as pessoas para que possam doar sangue para outros que precisam, cada integrante do grupo tem que doar e levar um amigo para que possa doar também, assim como os integrantes do grupo, muitas outras pessoas se comovem com o projeto e acabam doando também, a doação acontece no Hemoce. E a proposito estava sendo realizado nas datas em que estávamos acompanhando o clube través do grupo de WhatsApp, e pudemos ver a interação entre os integrantes por meio do ambiente virtual.


Dia das crianças: É arrecadado muitos brinquedos, roupas e várias outras coisas em prol de tornar o dia das crianças carentes um dia mais feliz, sendo doados em bairros mais carentes, sempre pensando no próximo. Natal solidário: Consiste também na arrecadação de alimentos, roupas, produtos de higiene que são entregues em abrigos e orfanatos.


A Sede Moto Rock Café Racer, é a sede onde se realiza as reuniões e encontros promovido pelo Clube, é localizada na cidade de Juazeiro do Norte, o bar pertence a um dos integrantes do grupo. Pub temático que retrata o estilo de vida dos motociclistas, o bar contém diversas decorações associadas ao motociclismo, itens de diversos eventos e das cidades visitadas, fotos dos integrantes do grupo e uma enorme diversidades de troféus conquistados. Até mesmo o nome do bar faz referência a um modelo de moto. “Café racer é um modelo de moto que segue um padrão específico de design. Contudo, mais do que apenas tipos de moto, elas representaram um movimento de contracultura. ” (Rodrigues, s.d.) . Cada detalhe pensando na comodidade do clube e nas pessoas que frequentam o bar, como foi mencionada em umas das publicações em uma rede social do estabelecimento. “Cada milímetro do MotoRock foi projetado pensando nas reuniões e na confraternização de todos nós. Então vamos ficar supercontentes de te ver nesse cantinho tomando aquela gelada e jogando conversa fora com a família e amigos”


No desenvolvimento do trabalho de campo, entre uma conversa e outro com os integrantes do clube, observamos a satisfação das pessoas presentes no bar, enquanto consumiam as bebidas e petiscos fornecidos pelo estabelecimento, e apreciavam músicas ao vivo, MPB, rock, rock alternativo. O estabelecimento oferece uma diversa variedade de petiscos e bebidas em seu cardápio. Constantemente fazem promoções, também dispõe de serviço delivery. Além disso oferecem sinuca grátis e música ao vivo frequentemente.


Comentários Finais Trajados em suas tradicionais roupas de couro preta, as bandeiras carregando o brasão do clube, o ronco dos motores, diversas marcas, cilindradas, modelos e tamanhos, personalizadas na preferência do proprietário, os motociclistas tomam conta das ruas, proporcionando aos amantes de motocicletas, um verdadeiro espetáculo. E chamam atenção onde quer que estejam, nas estradas, nos postos de gasolina, bares, convenções, encontros.


Entretanto, os Motociclistas têm muito mais em comum que paixão por motos e aventuras, entre os diversos motivos, o que mais nos admirou foi companheirismo e a aliança entre todos que pertencem ao clube. “O que há entre nós é muito mais do que química. É amizade, companheirismo, cuidado e amor Combinação perfeita e imensurável, um laço de fidelidade e dedicação. ” Não poderíamos expressar melhor do que com as palavras de um dos integrantes. Longe do estereótipo representados nos filmes, os Cangaceiros Moto Clube, expressam em seus discursos e atitudes a honra e o respeito ao código que eles contêm, o empenho nas ações beneficente que fazem. Tudo isso mostra que o universo do motociclismo não se resume apenas aos motores e isolamento, mas também ao sentimento de harmonia, reciprocidade e empatia.


Referências Cony, C. D. (2012). Motociclismo com Direitos e Deveres, Amizade e Respeito. Acesso em 04 de 04 de 2019, disponível em Moto Tour: Motociclismo com Direitos e Deveres, Amizade e Respeito. Lourenço, A. (2018). MOTO CLUBE E MOTO GRUPO. Acesso em 04 de 04 de 2019, disponível em Bora Mundo: https://www.boramundo.com.br/moto-clube-e-moto-grupo/ PROVETTI, R. (2018). A História do Colete de Moto Clube. Acesso em 04 de 04 de 2019, disponível em Viagem de moto inspirando viajentes: http://viagemdemoto.com/historia/3951-a-historia- do-colete-de-moto-clube Rodrigues, B. (s.d.). Sabe o que é uma cafe racer? Conheça modelos clássicos da moto. Fonte: Manual do homem moderno: https://manualdohomemmoderno.com.br/motos/sabe-o-que-e-uma- cafe-racer-conheca-modelos-classicos-da-moto