MBA GESTÃO ESTRATEGICA DE LOGÍSTICA
WANDERSON DE QUEIROZ MAIA
CANAL LOGÍSTICO B2C: ROTEIRIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO E SEUS PRINCIPAIS IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS PARA O CONSUMIDOR EM FORTALEZA-CE.
FORTALEZA
2016
1
WANDERSON DE QUEIROZ MAIA
CANAL LOGÍSTICO B2C: ROTEIRIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO E SEUS PRINCIPAIS IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS PARA O CONSUMIDOR EM FORTALEZA-CE.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de MBA EM GESTÃO ESTRATEGICA DE LOGÍSTICA do Instituto de Pós-graduação Ateneu como requisito Final para a obtenção do grau de Especialista.
Orientador: Prof. Gil Camelo.
FORTALEZA
2016
2
M217c Maia, Wanderson de Queiroz
Canal logístico B2C: roteirização como ferramenta de otimização e seus principais impactos socioeconômicos para o consumidor em Fortaleza- CE. / Wanderson de Queiroz Maia -- Fortaleza: FATE, 2016.
25f.
Orientador: Prof. Me. Gil Camelo Neto.
TCC (MBA em gestão estratégica de logística) – FATE, 2016.
1. Roteirização. 2. Vantagem competitiva. 3. Custos. 4. B2C. I. Título.
CDD 658.78
3
CANAL LOGÍSTICO B2C: ROTEIRIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO E SEUS PRINCIPAIS IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS PARA O CONSUMIDOR EM FORTALEZA-CE.
Logistical CANAL B2C : ROUTING AS optimization TOOL AND ITS MAIN impacts socio- economic CONSUMER IN FORTRESS -CE .
¹ WANDERSON DE QUEIROZ MAIA


RESUMO


As transportadoras, organizações responsáveis pela logística de entrega de produtos diversos, têm como grande empecilho os altos custos que envolvem a roteirização errônea. Vários fatores colaboram para que os custos sejam tão altos, como por exemplo, a falta de conhecimento de rota por parte do corpo operacional responsável pelas entregas, fazendo com que os veículos percam tempo e produtividade dentro do processo de entregas. No entanto, há fator que ainda não foi explorado como fonte geradora de alto custo, ou de que se possa gerar diferencial nos custos da organização, a roteirização de veículos via uma base geral sistematizada, retirando a parte humana do processo. Assim, o presente artigo objetiva avaliar como a roteirização pode ser fonte de vantagem competitiva em uma transportadora. Os dados foram cedidos por uma Empresa LTDA com Unidade em Fortaleza, foram analisadas, tabulados e comparados entre si. Os resultados alcançados demonstraram que a Transportadora, que utiliza da roteirização de veículos automatizado como ferramenta integrante da sua cadeia de suprimento, reduzem seu custo geral, realiza uma produtividade exemplar com uma eficiência/efetividade na casa dos 95% do total distribuído, conseguem obter um melhor aproveitamento do tempo empregado na distribuição. Ou seja, eles conseguem desenvolver, em relação ao mercado uma fonte de vantagem competitiva que as diferenciam das demais.
Palavras-chave: Roteirização; Vantagem Competitiva; Custos; B2C.


1 INTRODUÇÃO

No cenário de logística atual é notável que em uma das maiores restrições que afetam os resultados é a falta de padronização nos processos. As operações Inbound e Outbound são, na maioria dos casos, fatores que contribuem para que o processo de entrega consiga fluir de modo que os resultados finais da entrega sejam realmente alcançados.
A necessidade de conquistar e manter fiel os clientes e mercados gerou nas organizações a busca para desenvolver qualidades que as possam diferenciar das demais concorrentes, estas são denominadas vantagens competitivas. Hoje não ter uma vantagem competitiva pode levar uma empresa a se tornar vulnerável às constantes mudanças de mercado. Assim, a busca desses diferenciais, que podem ser por diferenciação ou por custo, é relevante para a sustentabilidade da organização.
Dentre as ferramentas gerenciais utilizadas para gerar um diferencial no custo, existe a da roteirização, ferramenta que gera roteiros entre pontos de entrega e captação de mercadorias e serviços, formatando as melhores sequências por meio de cálculos entre as distâncias, para que assim cada veículo tenha seu serviço facilitado e agilizado, tornando o mais produtivo no dia a dia. A roteirização é responsável por acelerar o processo de captação e entrega de produtos e serviços, reduzir custos que seriam utilizados no decorrer das rotas e diminuir o desgaste dos veículos, hora extras desnecessária da equipe operacional, retorno de mercadoria por erro de roteirização e demais situações operacionais decorrentes da roteirização errônea.
Com uma roteirização adequada, a transportadora pode obter vantagens significativas sobre seus concorrentes, tais como: um menor custo fixo; maior velocidade de atendimento; resolução das necessidades dos clientes; uma maior eficiência nos serviços prestado. A possibilidade de se ter um diferencial significativo com a roteirização é evidente se for usada de maneira adequada conseguindo-se efetuar uma racionalização adequada e atingir a excelência no atendimento.
Neste contexto, o projeto realizou pesquisas relacionadas na área de programação de rotas para que sejam sanados os problemas ocasionados por uma má roteirização, visando qualidade e eficiência nas entregas.
Deste modo, buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: como uma roteirização otimizada pode ser fonte de vantagem competitiva e seus principais impactos socioeconômico?
Os objetivos deste trabalho divididos em geral e específicos são: Identificar como uma roteirização otimizada pode ser fonte de vantagem competitiva e seus principais impactos socioeconômico; e os objetivos específicos: Demonstrar a estrutura operacional logística dentro da empresa analisada, apresentar a funcionalidade dos roteiros de entrega da empresa analisada, verificar os critérios de excelência que indicam a satisfação dos clientes. Visa em seguida retratar os tipos de dificuldades encontradas no sistema logístico da empresa e desta forma reduzir custos adquirindo um maior conhecimento prático e técnico na área de logística através do desenvolvimento de tarefas para contenção de gastos referente à área de transporte, relacionado ao processo denominado roteirização.
Para o estudo foi analisado o dia a dia dos processos realizados, permitindo analisar a posição e a rota de cada veículo, procurando encontrar o melhor caminho a ser percorrido pelo motorista para evitar gastos sem controle.
Com a realização desta pesquisa pretende-se expandir o conhecimento sobre os aspectos relacionados aos custos de transporte, roteirização e melhoria do nível de serviço da empresa, identificando assim o papel principal da roteirização como ferramenta para reduzir os custos logísticos e aumentar sua eficiência de entrega possibilitando um melhor atendimento aos clientes que do canal B2C se utiliza.
2 Logística
Pode ser definido como logística uma área dentro da empresa que tem a responsabilidade de organizar recursos e informações, para executar todas as atividades da organização.
As Empresas buscam como sinônimo o desempenho eficiente na logística porque investe em pesquisa e infraestrutura. A rede logística é altamente interligada, com operações baseadas em grandes terminais (hubs) que se conectam com os aeroportos menores e cidades não servidas por aeroportos.
O volume médio de entregas no mundo gira em torno de 8 milhões e 500 mil unidades por dia! Com uma frota deste tamanho realizando tantas entregas por dia, é de se esperar que a tecnologia esteja presente. Na Filial de Fortaleza o número de entregas dia gira em torno de 3.000 três mil entregas. Roteirização correta é primordial para o sucesso da operação.
A mesma engloba uma subárea da administração, abarcando os recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia na parte de transporte e dos recursos humanos disponíveis.
Acredita-se que a logística foi originada através das guerras, porque era necessário ter um planejamento estratégico para vencer o seu oponente, as funções logísticas tinham um papel fundamental de levar armamentos e suprimentos para os soldados obterem bons resultados, (SOUZA, 2002).
Desde os tempos bíblicos líderes militares já utilizavam à logística como um método para vencer suas batalhas, por se tratar de guerras longas e locais distantes, a tropa tinha a necessidade de deslocamentos longos e constantes, para ter êxito era necessário ter planejamento, organização e execução de tarefas.
A logística, segundo Bowersox e Closs (2008), teve até a década de 80 poucas mudanças em seus conceitos e suas praticas, logo após essa época passou a ter uma grande evolução, criou mecanismos importantes, como regulamentos, o comércio do microcomputador e a revolução da informação. Ainda segundo Bowersox e Closs (2008), “mesmo com a necessidade, os executivos e as empresas ainda não encaravam a Logística e as mudanças necessárias com bons olhos”.
De acordo com Novaes (2007), acreditava que para os executivos as operações logísticas era um centro de geração de negócios e não agregavam valor algum ao produto. Porem a partir da década de 90 houve a abertura comercial e tornaram-se obrigatório as empresas brasileiras se desenvolverem para ter uma maior competitividade no mercado, tanto interno quanto o externo.
Para Novaes (2007), “a logística empresarial através do planejamento, organização e controle efetivos das atividades de movimentação, armazenagem e distribuição podem prover melhor nível de serviço e satisfação ao cliente”
Ainda, segundo Ballou (2001)
“Logística é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias primas, estoque em processos, produtos acabados e informações relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências
dos clientes”. Segundo Ballou (2001, p.21).
Para se obter uma excelente logística a empresa tem a missão de fornecer uma mercadoria ou um serviço no lugar certo, no tempo certo nas condições desejadas, trazendo assim contribuição para o sucesso do seu cliente e dela mesma.
De acordo Alvarenga (2000), a logística esta dividida em três partes: separase por suprimentos, distribuição física e a produção. Engloba desde a operação de extração ou
retirada de matéria prima na sua origem, passando todas as operações de produção até a sua distribuição no cliente final.
Dentre todas as operações logísticas existentes, a roteirização é umas das principais, pois tem o propósito de reduzir custos e as empresas estão buscando aperfeiçoar a movimentação, o transporte e a entrega de produtos no menor tempo possível a um custo baixo.
Dessa forma conclui-se que o propósito da logística em meio à dinâmica do mercado é garantir o atendimento correto aos seus clientes, evitando desperdícios, com um baixo custo e um nível de serviço satisfatório. [...]