Como ter entusiasmo para planejar propostas boas, que envolvam todos os campos de experiência das crianças na Educação Infantil?

Podemos resolver tudo se a fonte de observação para o nosso entusiasmo sejam as próprias crianças. Temos que olhar para o que as cativam e provocam descobertas que nos conduzira a uma trajetória certeira de planejamentos, pesquisas e aprendizados.  Contraditório a isso, tudo que planejarmos será falso, porque partira de nosso interesse, da nossa vontade.

Ao dedicarmos olhos e ouvidos as crianças, nos   esforçaremos para conduzir suas sugestões, asseguraremos assim um estado de experiência que conduz as crianças ao desenvolvimento contínuo.

Entretanto não temos memória de computador! É improvável refletir e agir sobre as particularidades que nascem durante as propostas.  Nesse ponto de vista podemos constar o valor e o significado dos registros (caderno de campo) e planejamentos.  Planejamentos ligado a um registro compõe o material   que apontará a fonte de inspirações.

Com a particularidade pessoal, as maneiras de planejar, registra, rever os conteúdos e pensar são diferentes para cada um. É um lugar só nosso no entanto.  Como se o nosso pensamento fosse ampliado ao utilizarmos o caderno, pasta ou cartaz.  Contudo todo o material que for preparado para partilhar e comunicar, pode e deve ser rescrito e editado a partir das suas informações.

Podemos primeiramente reunir em listas os Campos de Experiência das crianças, os materiais que estão disponíveis que foram pesquisados e separados, e o espaço da Cmei  (Centro municipal de Educação Infantil). Deste modo, com estas listas sempre a vista, fica garantido de não esquecemos de apreciar a diversidade de objetivos e conteúdos as serem desenvolvidos com as crianças.  

A consultora do time de autores da revista Nova Escola Beatriz Ferraz diz “É preciso lembrar que a aprendizagem da criança se dá nas situações cotidianas, sempre de forma integrada, em contextos lúdicos, próximos às práticas sociais que lhes são significativas”, ou seja ai se dá a importância de planejarmos a partir das observações feitas as crianças para que a aprendizagem seja significativa a ela.