Até hoje muita gente desconhece os mitos e verdades sobre o assunto, é bem verdade que correr nos faz transpirar mais, entretanto as grandes confusões começam ai. As pessoas crêem que o suor é o maior responsável pelo desempenho quando falamos em perda de peso. Em parte elas têm razão, pois sempre que transpiramos em demasia, diminuímos o peso corpóreo, entretanto não perdemos este peso definitivamente, já que o peso eliminado em uma corrida de baixo de um sol escaldante, ou em uma caminhada de horas é derivado principalmente da perda de líquidos do corpo, ou seja, nestas atividades se perde principalmente litros e não quilos, como muitos pensam.

Os líquidos perdidos ao longo das atividades descritas acima são em sua maioria repostos no organismo em até 48 horas, e pior , a excessiva perda de líquidos sem a devida reposição culmina por deixar esta pessoa cansada , desatenta e desconcentrada.

Então neste ponto entram a consistência e regularidade em seus treinos, e somente com esses ingredientes você realmente alcançará seus objetivos.

Então vamos ao que mais interessa, será que é melhor praticar a corrida ou a caminhada? Costumo dizer: Não há exercício errado, e sim pessoas que não devam realizar determinados exercícios. Cada exercício tem sua eficiência e sua segurança, portanto cabe ao praticante estar bem informado se aquele exercício é o mais adequado para o seu objetivo, para sua vida e para o seu histórico de prática de atividades físicas.

Portanto digo ainda que se o seu objetivo for treinar para participar de uma maratona, ½ maratona, ou ao final do ano de uma corrida como a corrida de São Silvestre , você realmente deve treinar corrida. Caso seu objetivo seja emagrecer, diminuir a gordura corporal, diminuir medidas, prevenir doenças coronarianas, controlar o colesterol, entre outros, é mais aconselhado praticar a caminhada, entretanto devemos reforçar que caminhar por lazer é diferente de caminhar como treinamento, pois na primeira forma citada a pessoa não tem compromisso com freqüência cardíaca, intensidade do treino, duração da caminhada, regularidade consistência e constância.

Para se obter resultados positivos em nível de emagrecimento, diminuição da gordura e medidas, prevenção de doenças, etc. a pessoa deve praticar a caminhada em um ritmo onde sua freqüência cardíaca* esteja sempre entre 60 e 70% da sua capacidade máxima, pois nesse ritmo a pessoa estará dentro do que chamamos de zona lipolítica , ou seja, a zona de freqüência cardíaca ideal para perda de gordura. E para se perceber os resultados e haver uma queima acentuada de gorduras é importante que se realize essa atividade pelo menos 40 a 60 minutos, três vezes por semana, de acordo com seu nível de aptidão no momento.