Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo participa da I Caminhada da Diversidade Religiosa em Ipatinga/MG

Na última quarta-feira, dia 20, nesta cidade do Vale do Aço, por meio de uma importante iniciativa inter-religiosa foi realizado o "Caminhando a gente se entende" — I Caminhada da Diversidade Religiosa. O evento celebrou o Dia da Consciência Negra e também a luta em defesa da liberdade religiosa, contra a intolerância. Durante o percurso, os representantes falaram sobre a entidade em que atuam.

Representantes de diversas religiões, associações, grupos, escolas municipais e secretarias deram inicio à caminhada, seguidos pelas crianças do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV e por integrantes da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo que levaram a estampa majestosa de Jesus, o Cristo Ecumênico, Divino Estadista, além de faixas com a mensagem fraterna de Paiva Netto, em que exalta a importância do Entendimento e do Respeito por meio de uma convivência fraterna e ecumênica entre os povos. Na sequência, os demais participantes com sua cultura peculiar.

Ressaltamos as presenças: padres Francisco Cezar, José Geraldo de Melo e José Luiz; Pastor Lúcio Mendonça, da igreja Metodista; Aníbal Moraes, Ronei Ribeiro, Adriano Thomaz, da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo; Mãe Maria de Fátima, do Terreiro de Umbanda Ilê Axé de Ogum; João Santos, da Cultura Racional; Altair de Souza, da Associação dos Deficientes de Ipatinga (ADEF); Associação de Assistência às pessoas com câncer (AAPEC); Associação dos Motociclistas de Ipatinga (AMIPA); Grupo de União e Consciência Negra (Grucon); Secretaria Municipal de Educação e de Assistência Social da prefeitura de Ipatinga, entre outros.

Numa ambiência de Paz e União, percorreram as principais ruas da cidade e finalizaram a ação na Praça 1º de maio, com apresentações culturais. “O objetivo é trazer as religiões do município para criar um dialogo inter-religioso. É muito importante as religiões se unirem, toda vez que estamos juntos ficamos fortes. Precisamos respeitar a religião do outro(...). A participação da LBV é muito importante porque tem um trabalho muito bonito na cidade, com educação de crianças e na área da assistência. A LBV, através da religião, faz essa caridade. A conscientização começa com as crianças, queremos mudar nossa sociedade através das crianças e aí teremos uma sociedade futura tolerante”, disse a coordenadora do evento, Cleidinéia Maria.

“Jesus é o senhor da paz, o senhor do ecumenismo. É Jesus que une todas as religiões, crenças, filosofias e raças. É Jesus que nos ensina em seu Novo Mandamento: Amai-vos como eu vos amei, somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos se tiverdes o mesmo amor uns pelos outros. É uma alegria muito grande vermos as Instituições da Boa Vontade abrilhantando esse evento”, destacou o pregador ecumênico Aníbal Moraes, responsável pelo Ministério Minas Gerais.

Eu sempre vivenciei o ecumenismo por achar que todos nós somos filhos de um único Deus. Todas as iniciativas que buscam a união do ser humano são importantes para que haja respeito à maneira de pensar de cada um. Todos buscam o mesmo objetivo: amar a Deus como ser supremo, governante do nosso mundo e de nossas vidas. Esta conscientização buscamos colocar no coração dos membros da associação dos deficientes (...)”, destacou o vice-presidente da Associação dos Deficientes de Ipatinga, Altair de Souza.

A contribuição da Organização para o diálogo entre as diversas tradições religiosas e espirituais tem como fundamento o Ecumenismo proposto por ela já nos seus primórdios e que vem sendo desenvolvido em ações práticas desde 1940, quando Alziro Zarur (1914-1979), proclamador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, começou no Brasil, na sede da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, o diálogo inter-religioso com a Cruzada de Religiões Irmanadas.

Cruzada de Religiões Irmanadas

Em 7 de janeiro de 1950 — seis dias depois de fundar a Legião da Boa Vontade, primeira fase evolutiva da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo —, Alziro Zarur, saudoso radialista, jornalista e poeta carioca, lançou a Cruzada de Religiões Irmanadas, na qual representantes de diversas tradições espirituais e de campos do pensamento humano puderam harmoniosamente discorrer sobre suas visões acerca do tema em questão. Antecipava-se o que viria a se chamar diálogo inter-religioso, e concretizavam-se preceitos que Zarur defendia desde moço, na década de 1920. O evento ocorreu no salão do conselho da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e foi fruto de reuniões preparatórias realizadas em outubro, novembro e dezembro de 1949, na sala da diretoria daquela respeitada instituição. Na oportunidade, palestraram Salustiano César, reverendo protestante; Teles da Cruz, católico; Murilo Botelho, esotérico; Leopoldo Machado, espírita; Eugênio Figueiredo, livre-pensador; Samuel Linderman, judeu; e Ascânio de Farias, positivista. A iniciativa alcançou destaque nos editoriais do jornal O Globo de 13 e de 26 de janeiro de 1950 e teve reconhecimento do Vaticano na década de 1960, com a Medalha do Papa Paulo VI, "por serviços prestados à causa do Ecumenismo" — láurea entregue pelo Núncio Apostólico Dom Sebastião Baggio.

Em Ipatinga/MG, conheçam a igreja da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, localizada na Rua João Patrício de Araújo, 225 – Veneza I. Telefone para maiores informações: (31) 3822-8600.