Uma eleição quase certa na abertura da sessão de Abril da Câmara dos Deputados, um candidato da maioria, Rachid Talbi Alami que deve suceder a Karim Ghallab e que por sua vez deve deixar sua cadeira. A Carreira presidencial do Istiqlal (Partido da Independência) foi deposta em suas trilhas com a passagem estrondosa de sua família política a oposição.

Aquele que é presidente do grupo parlamentar do RNI ( Partido do agrupamento Nacional dos Independentes) na câmara baixa está se preparando para esta nova responsabilidade com "calma e serenidade", fazendo conhecer as fileiras do partido da pomba (RNI), cujo Rachid Talbi Alami tem tudo o tempo para preparar-se.

É de fato em curso das negociações, Salaheddine Mezouar do partido do Agrupamento Nacional dos Independentes junta-se a parte da maioria para o futuro posto presidencial do deputado de Tetouan. Além dos oito postos ministeriais estratégicas ocupados (Economia e Finanças, Negócios Estrangeiros, MRE e política de migração,  comércio e da indústria, comércio exterior ... ), a presidência da Câmara dos Deputados parece cair nas mãos do partido dos Azuis. Pois desde o início, o nome de Rachid Talbi Alami é o favorito do Partido do Agrupamento Nacional do independentes. "Compromisso foi demonstrado pelos aliados da coalizão para fazer  do Talbi Alami o candidato da maioria "salientou o ministro do partido.

Aqueles que previram uma vida presidencial depois de um ministerial  do islamista Saad Eddine Othmani, destituído do governo Benkirane I inesperadamente entenderam, portanto, tudo errado. O PJD, o Movimento Popular e o PPS apoiaram o candidato do RNI suportado, graças aos votos da maioria, para tomar as rédeas da câmara baixa e ''ser o terceiro RNista, após Ahmed Osman e Mostafa Mansouri a ocupar esta cadeira presidencial.

Todas as tentativas de Mansouri

Uma eleição sem surpresa ou quase, isso significa que todas as Informações tendem no sentido de Mostafa Mansouri justamente, porque o  candidato do RNI depende da escolha do escritório político. "O candidato do partido deve ser escolhido pelo partido e não o contrário", confiou o ministro aos seus adversários.

Lembras-se que o escritório político do RNI respondeu que o conselho nacional do partido se reuniu em julho 2013 para dar os plenos poderes ao presidente Mezouar para negociar a entrada do RNI ao governo. Nestes plenos poderes figuraram tanto quanto a escolha dos postos como das pessoas. "No pacote, também, tinha também a Presidência da Câmara dos Deputados, e o nome do Rachid Talbi Alami continua sendo o certo. Mostafa Mansouri não pode pretender contestar uma decisão tomada pelos militantes do Conselho Nacional que deu carta branca a Mezouar. Foi a sua escolha. E eles, membros do partido, estavam certos em fazê-lo porque o RNI foi o grande vencedor da remodelação governamenta! "Lembra um cacique dessa oposição política passada da oposição a maioria.

Na abertura da sessão da Primavera, a segunda sexta-feira de abril, Rachid Talbi Alami será definitivamente elegido. Nos termos da Constituição, a Câmara dos Deputados renova também suas instâncias a médio prazo. O Presidente e  os membros do escritório da Câmara dos Representantes, bem como os presidentes das comissões permanentes e seus cargos devem ser eleitos em função de um mandato eletivo em médio prazo a ser mantido até ao final da próxima  legislatura.

 Lahcen EL MOUTAQI