Você com certeza deve ter em seu guarda-roupa aquela calça jeans clarinha que aparenta já ter passado por poucas e boas, mesmo sem ser tão usada assim, não? Pois bem, essa lavagem de jeans, chamada de jeans delavé (ou em português, “lavado”), muito popular nos anos 90, é uma das mais democráticas lavagens da “coringa” calça jeans. O jeans lavado cai bem em todas as estações do ano, com quase todo tipo de roupa e em todas as estações. No entanto, sempre é bom tentar combiná-lo com acessórios, blusas e calçados que favoreçam o look.

Mulheres mais magras costumam enfrentar menos percalços com o jeans delavé, já que as mulheres de coxas grossas ou quadril largo tendem a favorecer ainda mais essas regiões do corpo. Na hora de optar por camisas ou blusas, leve em consideração seu tipo de corpo: caso seja mais gordinha e pretenda usar uma delavé, pode optar por blusas ou camisas mais longas; se você for magrinha, uma blusa de algodão ou social dificilmente ficarão ruins. Em ambos os casos, usar jeans com jeans (preferencialmente com camisas de lavagens mais escuras) também é uma boa opção. Nos pés, não há restrições: jeans delavé cai bem tanto com tênis quanto com saltos ou sapatilhas.

Para looks mais formais e momentos de descontração, como jantares ou reuniões, o delavé também pode ser usado com casacos de couro, cotelê, jeans ou qualquer outro tipo de tecido. Aposte também em blazers, que são alternativas mais sofisticadas para turbinar o look. Nos pés, opte por calçados mais sofisticados, como scarpin de cor contrastante com o claro do jeans.

Em qualquer caso, opte por roupas ou calçados mais coloridos ou estampados. Essas roupas certamente vão alegrar o look, já que a calça délavé é uma roupa neutra e mais discretas. Aproveite para combinar looks diferentes e abusar da criatividade, porque, tanto para as mulheres altas como as baixas, o délavé não tem restrições. Uma das peças mais democráticas quando se fala de jeans.

Willian Casagrande é jornalista no departamento de comunicação da Oxi Blue Jeans.