CALA - TE BOCA! UMA PRERROGATIVA DISFARÇADA DO SER HUMANO

POR: José Wilamy Carneiro

Eis que aqui começo uma das mais conhecidas frases ou máximas pronunciadas nesse mundo moderno. Digo-lhe, pois, comumente nos deparamos com tal situação.

Não é de hoje que nos deparamos com tais preceitos ou pré-conceito extirpado ao vocabulário coloquial de nossas vidas. O que é preciso para mudar a situação? Ou seja, precisamos mudar a consciência de muitos àqueles que manda calar-te e outros que tomam como aprendizado em omitir a verdade silenciando.

Aprendi com meu velho, que hoje está em outra dimensão: “O homem sempre têm que falar a verdade, mesmo que sofra algumas consequências futuras”. Na Palavra Sagrada nos ensina a ser verdadeiro. Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu, quem crê em mim vivera eternamente - Evangelho de João.

Por outro lado, muitos se omitem em falar o que é coerente, verdadeiro, certo. Imagine que você trabalha numa empresa de comunicação e tal empresa não comunga os preceitos do bem-viver, da sublime palavra “Verdade”. E aí acontece que um dia você se depara com uma bomba. Aquilo que foi escondido por anos foi descoberto e veio à tona com uma força maior que no dia que era para ser pronunciado. Cala-te! Uma vez que nós nos omitimos em pronunciar o que é certo, verdadeiro pode nos custar nosso salário, nossa estadia, o emprego, a vida. 

Com a minha idade, aprendi que tudo que é escondido, ocultado, um dia será encontrado, achado. “Bate a porta que abrirás, pede e receberás, procura que acharás - outra passagem   bíblica com os ensinamentos dos evangelistas.

Essa tal dimensão em muito calar pode influenciar por algum tempo, mas depois não serve como ocultação, aprendizado, se é que o chamo de aprender algo que está errado, oculto. Outros, porém quando fala é praticamente subornado por coisas vil que aqui não me cabe em pronunciar. Mas, sabem bem as atrocidades que são oferecidas para ter o poder do silêncio. Vende-se por tudo o que tem pela frente.

Torna-se um círculo vicioso que aumenta dia após dia e chega uma proporção insuportável que até o algoz pediu para calar-te! Perde a paciência e manda que o faça  você mesmo, devido as grandes chantagens e pressão dos acontecimentos e mentiras ocultadas.

Até quando essa prerrogativa disfarçada do ser humano vai tocar em frente nosso povo brasileiro? Tomamo-nos a consciência para não cairmos no mesmo pecado e na escuridão

___________

José Wilamy Carneiro é professor, poeta, escritor, cronista e cordelista. Autor dos livros: “OS Estados Unidos de Sobral”, “Tempo de Sol” e “Um passo a Mais”. É precursor de um  Projeto – “Largo dos Poetas” em sua cidade Sobral, com intuito de fomentar os filhos ilustres  escritores de sua cidade com o intuito de mostrar a Cultura e História de sua gente nas mediações das Avenidas Doutor Guarany e Avenida dom José.   

 

­­­