OFÍCIO Nº 025/2015 – GAPRE-VICE

Monteiro, 29 de Março de 2015.

Ao Excelentíssimo Sr.

CÁSSIO CUNHA LIMA

Senador da República

Brasília/DF

 

Ao tempo em que cumprimentamos Vossa Excelência, passo a relatar o andamento das obras da Transposição do Eixo Leste mais precisamente na Cidade de Monteiro:

De Pernambuco à Paraíba, as águas do Velho Chico, deverão seguir do reservatório Barro Branco, na altura de Sertânia, em Pernambuco, por galerias subterrâneas ladeando a cidade de Monteiro (PB) até a calha do rio Paraíba, de onde continuará até o reservatório de Poções, distante cerca de 15 km. As obras do Eixo Leste se encerram com a chegada das águas neste açude, já no estado da Paraíba.

Ocorre caro Senador, que as obras mesmo em ritmo lento estão sendo tocadas, mais a nossa maior preocupação é de que até o momento nada de concreto foi feito na questão da revitalização do Rio Paraíba e nem tão pouco no açude de Poções que será o primeiro açude receptor das águas no Estado da Paraíba. Vale salientar também que as Cidades próximas ao Rio Paraíba, como Monteiro e Camalaú ainda não estão totalmente Saneadas e por conseqüências continua a poluir o nosso Rio Paraíba.

Gostaria também que o Senador procurasse ver se o Ministério da Integração fez um estudo de evaporação quando a água for lançada no leito do Rio Paraíba, lembrando que de Monteiro a Boqueirão são mais de 120 km de terras áridas. Será que o Ministério da Integração já percorreu o leito do Rio Paraíba para ver o assoreamento do mesmo, os barramentos que existem, as passagens de ligação de comunidades que precisam ser feitas quando o Rio for perenizado, se foi feito um estudo ambiental exclusivo para o Rio Paraíba !?.  

Estou as suas ordens amigo Senador Cássio, renovando votos de estima, admiração e consideração, e tendo Vossa Excelência informações referente aos questionamentos acima citados, ficaria grato em recebê-las

  

Atensiosamente,

 

 

Ricardo Jorge de Almeida Menezes

(Cajó Menezes)

Vice-Prefeito de Monteiro