O som que chega aos ouvidos do consumidor que instala em seu automóvel uma caixa de som automotiva provoca a sensação de audição por arrastar consigo as partículas de ar. Trata-se de uma onda que se propaga no meio. Aos que gostam de mais som, uma caixa trio é um bom investimento.

Não é todo tipo de som que é audível aos ouvidos dos seres humanos, mas as ondas sonoras com frequências entre 20 Hz e 20 000 Hz aproximadamente é perceptível. No entanto esses valores podem ainda variar de pessoas pra pessoas e também de acordo com a idade.

Uma caixa de som automotivo nada mais é que um meio de produzir ondas mecânicas, as quais constituem o som. Tais ondas são somente possíveis em meios materiais, pois estas necessitam de partículas do meio material para se propagarem. O conceito todo relacionado ao funcionando de uma caixa de som, da mais simples, a mais complexa, envolve seus componentes, como uma caixa trio, que tem como componentes um subwoofer, um tweeter e uma corneta, é bem físico.

Um subwoofer nada mais é que um amplificador. Assim, sua função é amplificar, tornar o som maior. A indústria os oferece de variados preços e tamanhos. Os diâmetros variam bastante, assim como a sua potência. Já um tweeter é menor, geralmente acoplado entre dois alto-falantes, ou dois subwoofers, cuja função maior é a de servir como um moderador do som, atuando principalmente nos sons de frequência maior. Já a corneta tem aqui a função de atuar na intensidade sonora, auxiliando na melhora da audição para os indivíduos.

Muitas vezes o indivíduo que deseja comprar ou melhorar seu som automotivo pode se deixar ser enganado como consumidor. Isso se deve ao fato de haver muitas especulações quando se trata de som. O importante mesmo é dar uma boa estudada antes de realizar qualquer compra, pois nem sempre um diâmetro maior da caixa de som significa uma intensidade sonora agradável. É preciso que se atente à potência do mesmo.

Muito importante também é lembrar que é necessário estar atento à potência dos alto-falantes, o som será tão eficaz nos automóveis quanto sua bateria assim permitir, uma vez que ambos estão muito relacionados.