CAIRU

 

A fundação da Vila de Cairu. Segundo o Frei Jaboatão onde diz: Ao passar da capitania dos ilhéus para a Villa de Cayrú[...] Foram fundadores desta em um fazenda de engenho , de que erão senhores Domingo da Fonseca Saraiva, e sua esposa Antonia de Padua Gois.( Jaboatão , 1958: p 377)

Dante de tal afirmação constata-se que o primeiro  fundador de  Cairu fora Domingo da Fonseca Saraiva casado com D Antonia de Padua Gois, ambos portugueses da vila de Trancozo em Lisboa. A vila de Cairu  fora doada ao casal pelos pais da D Antonia de Padua em 1565 ( Jaboatão, 1565: p. 377), porém sua implantação só venha a ocorrer em 1610, quando é erguida a Capela da Matiz do Rosário.

Com a labuta pela implantação da Vila, os índios incorriam ferozmente sobre os novos colonos nas primeiras povoações da Capitania, dificultando a ocupação das terras, que por direito eram indígenas. Nada mais fiel que comentar, as ações implementadas pelos índios locais. Detentores das terras há séculos, desembarcam outrem a fim de povoar, descaracterizam e forçar uma nova cultura e religiosidade aos índios, estes por conta de se sentirem usurpados buscam com as armas, o conhecimento da natureza, sua vegetação e relevo