Decepção e saudade.

Não sei o que mais me tortura. Se a Saudade ou a decepção?
Cadê os clínicos? 
Aquele médico que examina corretamente seu paciente. Que houve seu dono, que faz todas as perguntas, que observa em estado natural seu paciente ao chão antes de colocá-lo na mesa. Que faz conjecturas, vislumbra possibilidades, observa atentamente seus olhos, sua expressão, seus olhares, seus medos e dores.
Cadê os Clínicos?
Aquele que possui inteligência médica, saber profundo, que não vagueia pelas superficialidades. Que usa a semiótica, as técnicas de examinar e curar um doente, que usa o olfato, o tato, a percepção, a intuição. 
Cadê os Clínicos? 
Aquele que à medida que vai examinando, já vai construindo no seu intimo uma possibilidade diagnóstica.
Cadê os Clínicos? 
Não aquele, que sem sequer ter examinado o paciente, já vai pedindo exames, como se esses tenham o poder superior de fornecer o diagnóstico e a provável cura, Abrindo mão do maior princípio da medicina: A clínica é Soberana!!!!!!!!
Cadê os clínicos?
Não aquele do exame terapiae da empurro terapia medicamentosa; da superposição e contra indicação de duas ou mais drogas 
Cadê os Clínicos? 
Aquele que se faz respeitar, que esclarece, educa, que abraça seu cliente e seu paciente.
Cadê os Clínicos? 
Aquele que transforma sua primeira consulta em cardiológica e espiritual. Ou seja, ele conquista não somente o coração, mas a alma do seu cliente e do seu paciente.
Cadê os Clínicos? 
Aquele que consulta livros, em vez do Google, aquele que entende que o mundo evolui, que tudo muda,que velhos conceitos se transformam, aquele que tem humildade de dizer: não sei, vou estudar!!!!!! 
Usarei as palavras do meu amigo e ilustre colega, Edgard Salomão: "Nunca vou me cansar de me expor para defender uma boa medicina em benefícios dos nossos pacientes. 
Durante os 8 anos de governo Fernando Henrique, as novas leis de aposentadoria estimulou milhares de professores universitários a se aposentarem. Moral da história! Muitos departamentos perderam seus melhores mestres, causando um verdadeiro apagão do saber nas universidades. Por isso, pagamos um alto preço por formar profissionais,─isso em todas as esferas do saber, que não sabem sequer o que fazer depois que pegam seus diplomas. 
A lógica do mau ensino passa pelo despreparo do professor, pelos baixos salários, e pela mercantilização do saber dominado por grupos de interesses escusos e estranhos aos interesses da sociedade. 
Ensina-se mau na universidade, para estimular os cursinhos de Pós, em que muitos professores desses cursinhos são os mesmos professores das universidades, muitos deles já aposentados. 
Como diz um jornalista  da globo: Precisamos ter a ousadia dos canalhas para inverter essa lógica e denunciar essa maldição Brasileira. 
Cadê os Clínicos,os,os,os,os????

Dr. Pedro Nunes Caldas, médico veterinário cirurgião e ortopedista. Diretor e sócio majoritário do HVN. É escritor e jornalista.