Passamos grande parte da nossa vida em busca da felicidade e muitas vezes chegamos a finitude sem encontra-la, por acharmos que é algo difícil de se obter, quando na realidade, por ser algo simples, acabamos complicando e não a encontrando.

            Freud questionava o motivo que levava as pessoas a procurar a infelicidade e quando a encontravam, questionavam a razão da sua existência. Associava isso, a compulsão a repetição, podendo isso ser confirmado na prática.

            Temos o hábito de reclamar, de dizer que não dá mais para continuar como está; que não aguentamos mais; que estamos insatisfeitos com os resultados que estamos obtendo em nossas vidas, porém, não paramos para analisar e pensar o que precisamos mudar. Afinal, se mantivermos sempre os mesmos padrões de comportamento e continuarmos olhando para vida sempre com o mesmo olhar, obviamente, teremos os mesmos resultados.

            Temos a tendência de repetir padrões de funcionamento, geralmente, apreendidos no início de nossa vida e ficamos presos a eles, como se fosse impossível muda-los. Não paramos para analisar as coisas que não estão nos desagradando, o porquê disso e o que precisa ser feito para mudar.

            O ponto básico para encontrar a felicidade é se permitir mudar, a aprender fazer as coisas de outra forma, de ter um novo olhar para as situações, pessoas e coisas; levar a vida com mais leveza; não supervalorizar as situações ou as falas de terceiros, mas dar o peso que realmente tem. Resumindo, é romper o ciclo de repetições que estamos acostumados a fazer em nossa vida e que não nos damos conta.

            Olhe agora para o momento que está vivendo e veja quantas vezes já se encontrou em uma situação parecida com essa. Provavelmente, verá que já viveu situações semelhantes mais de uma vez. A repetição poderá não ser literal, até porque o nosso inconsciente dá um jeito de mascarar para que pensemos que estamos vivendo algo nunca vivido.

            Não tenha medo de ousar e de fazer diferente do que está acostumado e veja se não se tornará mais fácil de encontrar a felicidade que tanto almeja.