BRINCANDO & APRENDENDO: UM ESPAÇO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

 

JUSTIFICATIVA

Ludoteca Escolar é um local com material lúdico especialmente preparado de acordo com as diversas fases de desenvolvimento infantil, com o objetivo de oportunizar o afloramento das múltiplas inteligências da criança e do enriquecimento das interações sociais.

Ao oferecer um espaço para a criança experimentar e escolher o brinquedo, qualquer brinquedo, qualquer brinquedoteca ou ludoteca incentiva a autonomia e desenvolve a capacidade crítica. Inúmeros estudos mostram que a socialização é tão necessária para o desenvolvimento infantil quanto a nutrição, cuidados com a saúde e outros fatores que satisfazem as necessidades vitais da criança. Em nossa prática pedagógica fica notório a existência de uma nova estrutura familiar, convivendo em moradias com espaço físico mais reduzido. A Ludoteca é um espaço de aprendizagens significativas, prazerosas e cooperativas.

A criança aprende pelo manuseio de materiais, de cores, de tamanhos, de formas, de sons, de texturas e resistências diferentes. Com a riqueza lúdica e um ambiente lúdico tão rico com certeza contribuirá para um desenvolvimento de experiências dentro do espaço escolar. Mas, sobretudo, a criança tem oportunidade de desenvolver a iniciativa, a autonomia e enriquecer as interações sociais e assim exercer sua Cidadania. Pensando nisso, a idéia de instituir uma ludoteca na Escola Municipal de 1º Grau Tiradentes se faz necessária, isso porque levará a um maior entretenimento oferecendo momentos de prazer no recreio que fará apropriado e melhorará as brincadeiras.

Objetivando implantar a ludoteca na Escola Municipal de 1º Grau Tiradentes intitulado: Ludoteca/Brinquedoteca, Discutindo seus Conhecimentos Prévios Sobre os Assuntos , para atender as crianças que necessitam atendimento psicopedagógico tornando um laboratório para os cursos de graduação, licenciatura e de formação de professores desta instituição (FTC – E a D), auxiliando-os em pesquisas e na construção do conhecimento, através de grupo de estudos e reflexão de suas práticas. Este espaço também deve auxiliar os alunos em suas práticas de ensino, será oferecida oficina aberta à comunidade, assessoria e sobre organização de espaços lúdicos. Estas atividades representam no desenvolvimento da dimensão lúdica na educação alternativa de promoção de inclusão já que o jogo enseja o questionamento dos patrões e funcionamento da escola e resgata o prazer em aprender. Assim, o brincar colabora com o sucesso escolar, assegurando o direito à efetiva escolarização – uma das expressões da inclusão social. Com este projeto, esperamos envolver os alunos da graduação nas ações que serão executadas. Promover a melhoria da qualidade do atendimento à essa escola. Através da formação continuada dos profissionais e do assessoramento técnico pedagógico.

 

Envolver os alunos da graduação em apresentações de pesquisa realizadas através das ações desenvolvidas na ludoteca e sobre temas que envolvem o desenvolvimento infantil, o lúdico e o papel do educador na educação infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVO GERAL:

 

Explorar atividades práticas em várias disciplinas, organizando atividades lúdico-pedagógicas de acordo com as diversas fases do desenvolvimento criando e testando jogos e brinquedos que envolvem os alunos do Ensino Fundamental.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

 

  • Contribuir para a melhoria da      aprendizagem dos e oportunizar aos discentes desenvolverem atividades      unindo a teoria e prática na atividade docente;
  • Proporcionar aos alunos um espaço      de lazer e aprendizado, levando a um momento de reflexão entre a teoria e      a prática docente;
  • Equipar a Ludoteca com jogos e      materiais didático-pedagógicos e proporcionar a socialização entre os      professores, proporcionando momentos de lazer e recreação aos mesmos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REVISÃO DE LITERATURA

 

 

A Ludoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, dentro de um ambiente lúdico, criado com o objetivo de proporcionar condições favoráveis para que as crianças brinquem, inventem, expressem suas fantasias, seus desejos, seus medos, sentimentos e desenvolvam sua criatividade. Ludoteca Escolar é um local com material lúdico especialmente preparado de acordo com as diversas fases de desenvolvimento infantil, com o objetivo de oportunizar o afloramento das múltiplas inteligências da criança e do enriquecimento das interações sociais. Ao oferecer um espaço para a criança experimentar e escolher o brinquedo, qualquer brinquedo, qualquer brinquedoteca ou ludoteca incentiva a autonomia e desenvolve a capacidade crítica. (N. H. S. Cunha, 1994).

As primeiras experiências de ludoteca ocorreram em Los Angeles-EUA, em 1934, com empréstimo de brinquedos a crianças que não podiam comprá-los. Este serviço ainda é utilizado e é chamado de Toy Loan. No Brasil, a primeira ludoteca foi montada pela APAE, em 1973, voltada a crianças portadoras de deficiência mental. Após esta experiência pioneira, as ludotecas multiplicaram-se no país. Grande parte delas foi implantada e é operada por entidades da sociedade civil e por escolas. As palavras Ludoteca e Brinquedoteca podem ser consideradas sinônimas, embora a primeira esteja mais ligada à idéia de biblioteca e a segundo à de lugar especial para brincar.

As características básicas são as mesmas, embora possa haver diferença em sua organização. O essencial é o objetivo de atender as necessidades lúdicas da criança. O papel da ludoteca na educação cresceu, e ela é um agente de mudança do ponto de vista educacional. Embora o brinquedo seja considerado a essência da infância, o lúdico deve ser contemplado em todas as etapas do desenvolvimento humano, independente da idade cronológica.

 

 

“Pesquisas, relatos e experiências têm mostrado resultados que comprovam a importância dos jogos e brinquedos e sua aplicação em diferentes contextos e etapas do desenvolvimento humano”. (Tizuko Morchida Kishimoto, 1994).

É notável que as escolas que possuem ludoteca têm mostrado ser o jogo e o brinquedo uma estratégia poderosa para a construção do conhecimento, pelos desafios que o lúdico proporciona. A ludoteca no espaço escolar contribui para o desenvolvimento integral da criança/jovem, estabelecendo o equilíbrio entre o real e o imaginário, dá maior satisfação escolar e equilíbrio afetivo e oportunidade às crianças de usufruir dos benefícios do brincar; dá, ainda , à criança a possibilidade de se relacionar, de partilhar e contribuir com prazer para algo que também lhe dê prazer, isto é, brincar pelo prazer de brincar, para além de proporcionar a abertura ao meio envolvente.

A ludoteca pode, também, ter efeitos positivos para o processo de aprendizado, através de jogos, brinquedos e brincadeiras que estimulem o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.

A ludoteca é encarada como um laboratório onde professores e alunos dedicam-se à exploração do brinquedo e do jogo em termos de pesquisa e de busca de alternativas que possibilitem vivências, novos métodos de estudos, observações, realização de estágios e divulgação para a comunidade.

 

“A idéia de um ensino despertado pelo interesse do aluno acabou transformando o sentido do que se entende por material pedagógico. Cada estudante, independente de sua idade, passou a ser um desafio à competência do professor. Seu interesse passou a ser a força que comanda o processo da aprendizagem, suas experiências e descobertas o motor de seu progresso e o professor um gerador de situações estimuladoras e eficazes”. (Celso Antunes,2000).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. METODOLOGIA

 

A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, através de uma revisão de literatura, com base nas informações pesquisadas, foi selecionado alguns itens importantes onde serão abordados (como e quais sonhos tinham quando foram vítimas do abandono, quando percebeu que não encontraria mais com seu pai, e quais as mudanças sociais e psicológicas ocorridas após todos esses tipos de acontecimento) e uma pesquisa de campo.

A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro da grande área de pesquisa da qual faz parte, contextualizando-o, o método é hermenêutico e cuja a fonte de coleta de dados é qualitativa.

Situar o trabalho é muito importante tanto para quem faz quanto para o leitor do texto: para quem escreve, porque precisará definir os autores pertinentes para fundamentar seu trabalho, o que demandará uma leitura vasta, constante e repetida; e para quem lê, porque pode identificar a linha teórica em que o trabalho se insere com base nos autores selecionados para a revisão de literatura.             Através da revisão de literatura, é possível reportar e avaliar o conhecimento produzido em pesquisas prévias, destacando conceitos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes para seu trabalho. Nesta parte do trabalho prever discutir as questões relacionadas ao estado da arte da área em que sua pesquisa se insere.  Construir uma revisão não é tarefa fácil. É necessário uma leitura aprofundada e intensa dos textos que será usado como referência. Para a revisão, leve em conta a) os verbos utilizados pelo autor nas citações; b) a relação entre as pesquisas citadas (se sobrepõem/ contrastam entre si); c) justifique a presença dos textos citados; d) explicite em que momentos você é o único autor do texto que está sendo construído.

            É necessário fazer com que os autores citados dialoguem entre si, tendo você como mediador, já que todas as pesquisas prévias reportadas na sua revisão devem ter sido selecionadas porque, por alguma razão, são relevantes para seu trabalho. Em função disso, nessa mediação, você poderá explicar porque as cita, em que medida contribuem para sua pesquisa.

A metodologia adotada na pesquisa a classifica como do tipo bibliográfico. De modo conclusivo pode-se dizer que a vida em conjunto é uma virtude que se conquista aos poucos, e como toda conquista deve naturalmente ser celebrada, logo, surge a questão de seu contrário direto, o não sucesso de uma vida antes sonhada em conjunto pode ser o começo de um grande e prolongado transtorno. A separação é sempre um período deveras complicado para todos os envolvidos, cada qual em sua devida medida sente-se lesado pelo que viveu e pelo que aparentemente perdeu ao longo do tempo em que esteve junto de outrem.

O tema tratado neste trabalho demonstra-se digno de apresentação sucinta e objetiva, e para tanto utiliza-se de uma pesquisa realizada de acordo com a metodologia proposta.

A pesquisa é classificada como do tipo qualitativa e quantitativa, na medida em que apresenta um estudo em que os dados a serem apresentados são oriundos de fontes qualitativas (bibliográficas) e uma pesquisa com questionários respondidos por educadores, considerando-se, ainda, que a pesquisa, no seu aspecto bibliográfico, obedece e critérios previamente estabelecidos pelo próprio método em si e a coleta de campo, visa investigar a realidade da instituição estuda.

Após a coleta dos dados sob uma leitura crítica e interpretativa das fontes foram observados os critérios utilizados por cada autor no que se refere à disposição dos assuntos tratados sobre o tema em análise. Assim sendo, percebe-se ter uma noção de como foram separadas as etapas no processo e que envolveram as fases de desenvolvimento do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA

 

ATIVIDADES

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

REVISÃO   LITERÁRIA

X

 

 

PESQUISA   DE CAMPO

 

X

 

CONFECÇÃO   DE MATERIAIS PRA A LUDOTECA

 

X

 

EXECUÇÃO   DO PROJETO

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

 

CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca – Um mergulho no brincar. São Paulo, 1994.

KISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. S. Paulo, 1994.

SANTOS, S.M.P. 2000. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. In: C. ANTUNES O jogo e o brinquedo na escola, Petrópolis, 37 p.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUESTIONÁRIO PARA A PESQUISA DE CAMPO

 

PARA A DIREÇÃO E PROFESSORES DA ESCOLA:

 

  1. A ESCOLA DISPÕE DE MATERIAIS      PEDAGÓGICOS E LÚDICOS NO AUXÍLIO ÀS AULAS?

SIM (    )    NÃO   (    )    ALGUNS (    )

 

  1. A ESCOLA POSSUI UM ESPAÇO PARA      LAZER DAS CRIANÇAS?

SIM (    ) NÃO (    )

 

  1. A ESCOLA POSSUI UMA LUDOTECA?

SIM (    ) NÃO (    )

 

  1. OS PROFESSORES SE REUNEM PARA      CONFECCIONAR MATERIAL PEDAGÓGICO E LÚDICO PARA SEUS ALUNOS?

SIM (    ) NÃO (    ) ÀS VEZES (     )

 

  1. OS PROFESSORES UTILIZAM DE      PROJETOS DINÂMICOS E LÚDICOS?

SIM (    ) NÃO (    ) ÀS VEZES (    )

 

  1. CASO A RESPOSTA ANTERIOR SEJA      AFIRMATIVA, COM QUE FREQUÊNCIA SÃO REALIZADOS ESSES PROJETOS?

 

  1.  (DIRETORA) PARA VOCÊ, GRADUADA EM LETRAS      COM INGLÊS, QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA LUDOTECA PARA A ESCOLA?

 

  1.  (DIRETORA) PARA VOCÊ QUAL É A NECESSIDADE      DE UMA LUDOTECA PARA O INGRESSO DO ALUNO ÀS AULAS DE INGLÊS? AUXILIARIA AO      MAIOR APRENDIZADO DA LÍNGUA PARA SEU FUTURO INGRESSO AO FUNDAMENTAL II?