Henrique Guilherme Guimarães Viana1

Foi no final do século XVIII, basicamente na Alemanha e na Inglaterra que começaram a aparecer manifestações literárias cujo caráter era bem diverso daquele peculiar às obras do neoclassicismo. Estas primavam pelo racionalismo, pelo princípio de contenção, pelo senso de medida. Não havia, contudo, extravasamentos sentimentais, a emoção estava sempre subordinada à razão. Os modelos do classicismo Greco-latino eram seguidos à risca, e a literatura era produzida de acordo com padrões pré-estabelecidos.

 No Brasil, o primeiro documento considerado literário na história brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Manuel I de Portugal, com a descrição do Brasil, em 1500. As primeiras manifestações literárias no país também se resumem basicamente à produção de textos e documentos narrativos sobre o país, inseridos no contexto dos descobrimentos.

Por outra análise, também há estudos que nos remetem o início do Romantismo no Brasil com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836. Nos próximos dois séculos, a literatura brasileira ficou resumida a descrições de viajantes e a textos religiosos. O barrocodesenvolveu-se no Nordeste nos séculos XVI e XVII e o arcadismose expandiu no século XVIII.  na região das Minas Gerais.

 Em 1836, aproximadamente, o Romantismo afetou a Literatura Brasileira e nesse período, pela primeira vez, a literatura nacional tomou formas próprias, adquirindo características diferentes da literatura europeia. Assim, enquanto na Europa os escritores românticos valorizavam os temas heróicos da Idade Média, no Brasil o nacionalismo exaltava o indígena no mito do bom selvagem, transformado em herói. O romantismo brasileiro (possuindo uma temática indianista), teve como seu maior nome José de Alencare exaltava as belezas naturais do Brasil e os indígenas brasileiros.

As exceções não estavam ausentes, autores que, insatisfeitos com tanto rigor, escapavam de alguma maneira aos preceitos estéticos da época. Tanto que, até no Brasil, há estudos críticos indicando o caráter pré-romântico de autores como Tomás Antônio Gonzaga, criador de Marília de Dirceu, obra considerada pelo romantismo como modelo de poesia lírica sentimental, com a figura do amante infeliz, embora ainda não tão extremadamente como Romantismo pleno, décadas mais tarde.

O romantismo foi caracterizado pelo predomínio da emoção sobre a razão; por uma preferência pelas atmosferas de sonho; por um entusiasmo pelas causas nacionais e nacionalistas; por um gosto pelo exótico, por uma exaltação da figura do herói; por preocupações políticas liberais; por outros traços que seria impossível enumerar, tamanha a diversidade dessa nova estética, desses novos gostos literários e o novo estilo de época que surgia.

Portanto, tudo que diz respeito ao Romantismo pode, no entanto, ser resumido em ânsia de liberdade, tanto emocional quanto política, tanto individual quanto coletiva, tanto social quanto estética.

A liberdade de imprensa permitiu um grande aumento do número de publicações, sobretudo jornais. Todos estes jornais e revistas eram um estímulo à produção literária.

Grandes escritores estrearam na literatura com artigos, novelas e romances nos folhetins dos jornais diários. Também se tornou moda a realização de conferências e a fundação de clubes culturais. Havia o culto pela arte de bem escrever e bem falar. O Movimento Romântico inspirou-se nas lendas e tradições mais antigas da nossa história e esteve sempre ligado ao sentimento e ao sonho.

Os principais poetas brasileiros do Romantismo foram Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves, cada um deles se destacando por um aspecto próprio.

Enquanto Gonçalves Dias será sempre lembrado pelos seus poemas indianistas, entre os quais se imortalizou o I-Juca Pirama e também como autor de excelentes poemas lírico amorosos, cuja leitura é fonte de prazer estético, Álvares de Azevedo um poeta adolescente, será eternamente lembrado, pela sua obsessão com a morte que o levou à composição de belos poemas, como o famoso, “Se eu morresse amanhã”. Compôs também belos poemas de amor, em que a pessoa amada é sempre inalcançável, apesar de toda uma carga erótica que dela emana e que atinge o poeta, incapaz, no entanto, de atingi-la.

Entre todos os poetas românticos brasileiros, talvez o mais lido seja Castro Alves. Isso se deve, principalmente, ao fato de que escreveu inúmeros poemas abolicionistas, quer dizer, advogando a causa da libertação dos escravos. Esses poemas, por sua eloquência, pela vivacidade de suas imagens, pelo vigor de seus ritmos, ficaram no gosto popular.

Após uma breve explanação da poesia, passemos à prosa romântica brasileira. Podemos dizer que o romance, isto é, a narrativa de ficção girando em torno de uma ou mais figura humana em relação com o mundo em que vive, no Brasil, surge durante o Romantismo, tendo como autor principal, José de Alencar.

Há outros romancistas românticos no Brasil, como Joaquim Manuel de Macedo, autor de A Moreninha e o Moço Loiro e Bernardo Guimarães, autor de A Escrava Isaura.

Contudo foi José de Alencar quem criou a melhor ficção romântica no Brasil. Preocupado em mostrar uma feição genuinamente nacional à literatura brasileira, afastando-se dos modelos portugueses, Alencar procurou escrever numa língua abrasileirada, cujo vocabulário, sintaxe e ritmo fossem os mais brasileiros possíveis. Em algumas de suas obras, Iracema e o Guarani, em que exalta a figura do índio, chegou mesmo a usar palavras dos idiomas indígenas brasileiros. Sua preocupação em ser anti-europeu era tão grande que o nome de sua maior heroína, Iracema, é composto com as mesmas letras que compõem a palavra “América”, em anagrama.

Alencar escreveu ainda romances psicológicos, quase sempre tendo como personagens centrais figuras femininas, cujas personagens ele explora em profundidade, como em Senhora ou ainda Lucíola.

Assim, nesse breve texto, A Literatura Romântica no Brasil, procuramos oferecer uma visão panorâmica do Romantismo literário brasileiro. Para melhor apreendê-lo, o melhor é ler os poemas, os romances e estudar as três fases do movimento Romântico brasileiro.

1. Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas - Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO - Campus 1 - Duque de Caxias - RJ