UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

CURSO DE LETRAS/ESPANHOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAULO MARCOS FERREIRA ANDRADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N 1.7- ATIVIDADE I

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

 

BREVE ANALOGIA EM PIAGET E WALLON: FASES DE DESENVOLVIMENTO

 

Cuiabá, MT

2014

 

BREVE ANALOGIA EM PIAGET E POR WALLON: FASES DE DESENVOLVIMENTO

Mediante os estudos realizados na disciplina de psicologia da educação falaremos aqui sobre algumas diferenças entre Piaget e Wallon. Todavia acho interessante traçar alguns pontos que os une e em seguida pontuar as diferenças, pois desta forma bem sintática pode-se compreender a essência  das teorias Piagetina e Walloniana.

Em primeiro lugar podemos dizer que ambos desenvolveram suas teorias em torno do movimento na gênese da vida mental e no movimento de continuidade-descontinuidade. Comungam a ideia de que existe um melhoramento continuo do conhecimento e através desta dinâmica se produz o pensamento, onde do processo cognitivo precisa fazer relações com o objeto, evidenciado a partir desenvolvimento sensório- motor. Desta forma aos pensadores acreditam na relação entre ato mental e ato motor, onde o primeiro de desenvolve a partir do ultimo, assim ambos propõe estágios de desenvolvimento.

No que diz respeito às diferenças teóricas dos autores em foco, deve se levar em consideração os seguintes aspectos relevantes:

Wallon propõe a ideia de que a criança é um ser social, grosso modo significa que desde os primeiros minutos de vidas a socialização já se inicia também. Assim espontaneamente em cada etapa de seu desenvolvimento esta sociabilidade se expressa e se constrói a partir de relações entre o ser e o meio que se modificam e se influencia mutuamente. Deste modo o autor evidencia uma concepção focada numa via de mão dupla, a saber: o aspecto e o intelectual.

Segundo Galvão (1995) Wallon vê o desenvolvimento da pessoa como uma construção progressiva em que se sucedem fases com predominância altamente afetiva e cognitiva.  Cada fase tem um colorido próprio, uma unidade solidária, que é dada pelo predomínio de um tipo de atividade. Estas correspondem aos recursos que a criança dispõe no momento, para interagir com o ambiente.

Já Piaget trabalha com a variável da intelectualidade ou da inteligência onde a sociabilidade da criança se dá conforme a exigência do meio. Assim o pensamento infantil se adapta ao mundo dos adultos conforme é influencia e exigências imediatas do meio em que interage. “O desenvolvimento cognitivo se dá a partir de esquemas e estruturas de pensamentos e ocorre estágios pelas quais todos os indivíduos passam.” O que Piaget  quer mostra é que o sujeito humano estabelece desde o nascimento uma relação de interação com o meio  com o mundo físico e social e embora sua pesquisa não seja cunho pedagógico  muitos  educadores vem que esta sociabilidade   promove seu desenvolvimento cognitivo.

Em síntese pode-se afirma que a principal diferença está no fato de que para Wallon o *DH se dar num ciclo funcional de alternância  entre dois pontos, intrapessoal (dentro) e interpessoal (fora) o que nos faz entender que a pra ele a criança  não cresce de maneira linear.   Enquanto para Piaget, a gênese da inteligência o DH se dava em relações de dentro (sujeito) para fora (ambiente).  Deste modo enquanto Wallon esforça-se para explicar o DH através da psicogênese da pessoa completa Piaget o faz através psicogênese da inteligência. 

*DH= desencomendo humano