SANTOS, Edineide da Cunha.

Na atualidade muito se tem falado em democracia, pensamento que tem levado o individuo a uma serie de interrogações, pois ao falar liberdade de expressão, direitos e deveres da a entender que o sujeito vive de fato em um país democrático, onde as leis são válidas para todos, independentemente da posição que ocupa perante a sociedade. Mas por outro ângulo o que se observa é que o país ainda está muito além de ser um país democrático, pois o que se tem analisado é que este ainda se encontra em processo provisório, a lei prevalece sim, mas para quem tem condições suficientes para recorrê-las.

Na verdade o que se é possível observar é que o Brasil é um país que vai levar muito tempo ainda para ser considerado um país democrático, porque democracia é uma configuração de administração na qual o poder provém do povo. E isso é uma coisa que só tem funcionado quando o assunto é eleições, caso contrário nada disso tem valia.

Cabe lembrar ainda que, os brasileiros são obrigados a votar, então o que prevalece é aquilo que está definido por lei, ou seja, nem assim se faz possível ver o Brasil como um país democrático. Porque a população é obrigada a votar, caso contrário tem seus documentos invalidados e muitas coisas já não são mais permitidos, como por exemplo: aposentadoria, curso superior, concursos públicos e muitas outras coisas que são limitadas porque não votou, segundo eles se deixarem de votar não está contribuindo com seus deveres de cidadão brasileiro.

Nesse momento fica a indignação em relação àqueles que acreditam que a obrigação ao voto vai resolver o problema do Brasil. Na verdade isso vai ocasionar mais problemas, pois a população já se encontra desacreditada em meio a tanta mentira, muitos vão às urnas simplesmente por obrigação e não por prazer em escolher alguém para governar sua cidade, estado e país.

Não é justo falar em democracia, quando muitos que estão no poder na verdade nem sabem o verdadeiro significado disso, é injusto que a população seja vista apenas durante as campanhas eleitorais, porque depois são esquecidas por mais quatro anos. Aonde se encontra democracia nisso?  Porque entre o ruim e o péssimo se faz preciso escolher, então mais uma vez comprova a obrigação ao voto.

Brasil um país de contraste, uma país cheio de historia, de riquezas naturais, que está sendo corrompido por governantes incapazes de reformular algumas leis que respaldem a população de forma justa e mais humana, um país que está nas mãos da mentira, do bem pessoal e da ganancia. Sim da ganancia, porque muitos se candidatam a algum cargo não pensando na melhoria, mas sim no seu bem estar pessoal e financeiro.

A grande maioria dos políticos vê a politica como uma escada para o sucesso financeiro e não como uma ponte de acesso entre a população. Por essa razão o Brasil hoje se encontra em estado de calamidade publica, entregue a derrota. Prova disso é as roubalheiras pela qual o Brasil foi alvo, por conta de governos corruptos, por essa razão, o país hoje se encontra em estado calamidade. O que o povo pode fazer para solucionar esse problema?

Infelizmente até o momento não há nada há ser feito, porque o destino do país está nas mãos de um grupo de governo a favores e contras, sendo a falta de união o agravante maior que divide deputados e senadores, como se fosse uma disputa pelo poder, uma batalha diária que tem agravado ainda mais o andamento do Brasil.

Enquanto isso o cenário atual se encontra em decadência, sim, porque muitas empresas estão fechando as portas, indústrias já não podem mais se manterem em funcionamento, o índice de desemprego aumentando assustadoramente dia após dia, a inflação disparada e o a moeda do país já não vale mais nada, o custo de vida este muito auto e os assalariados, aposentados e pensionistas cada dia mais endividados. Tudo isso graças a administradores incompetentes que nada de positivo tem feito para o crescimento do país.

Percebe-se que as ações da corrupção está causando um mau estar irreversível ao desenvolvimento do país. A saúde e a educação estão cada vez mais precárias, pois faltam melhorias na infraestrutura do ambiente hospitalar e escolares. Nos hospitais faltam médicos, remédios, leitos e cada dia o índice de competência tem se tornado mais baixo. Nos ambientes educacionais na grande maioria falta assistência por meio de materiais pedagógicos e pessoal de apoio.

É lamentável ver que o país está cada dia mais entregue a corrupção, e o povo o que pode fazer para melhorar esse atual cenário? Infelizmente nada, porque tem eleição para colocar estes gestores no poder, mas infelizmente não há para tira-los. Exemplo disso é a confusão que se encontra o país em relação ao impeachment da eleita Presidente Dilma Rousseff, que agora afastada a meses da presidência, após ser descoberta algumas irregularidades no seu governo, irregularidades estas que estão sendo analisadas e serão julgadas, só assim terá o “veredito” final a favor ou contra sua permanência no governo.

E a democracia aonde se encontra? Porque de acordo com o que foi observado pelos noticiários a grande maioria do país se apresentava a favor do impeachment, e mais uma vez comprovado que o Brasil não deve ser classificado como um país democrático.

É possível citar em meios a tudo isso algum exemplo de democracia que envolve população e governo? Democraticamente falando não há porque afirmar que o Brasil é um país democrático, pois os caminhos são desencontrados e as ações ditas legais na maioria da vez “arrebenta do lado mais fraco”, como diz o ditado popular.

Enfim, é óbvio que o Brasil ainda não pode ser considerado como um país democrático, exemplo de democracia é o Estados Unidos, este sim, as pessoas tem seu direitos respeitados e em relação a eleições os eleitores vão as urnas para somar e por orgulho em participar da escolha de seu governante. Os representantes brasileiros precisam rever suas atitudes e olhar com mais atenção para o seu povo, para que essa visão tenha uma nova concepção. Repensar algumas leis a favor da população, para que assim possam acreditar na mudança a favor de um todo e não somente em prol do próprio bem estar.