BRASIL, O QUE ESTÁ ACONTECENDO CONTIGO?

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Dentre tantos assuntos para refletir em relação ao Brasil, a Terra aonde nasci, contudo, ultimamente sinto muita tristeza e até certa aversão, pois essa pátria está sendo governada por quem dela apenas deseja usufruir para seu próprio benefício!

            Quanto desentendimento a respeito das determinações da Constituição Federal, onde deveria existir harmonia entre os Três Poderes da República, sobretudo entre Legislativo e Judiciário. Todavia, o setor da justiça, abraça causas ideológicas atreladas aos ditames dos mandatários do Poder Executivo Federal. Talvez isso ocorra pelo apadrinhamento político, uma vez que o atual Presidente indicou a maior parte dos Ministros deste setor judiciário. Estes fatos, além de lamentáveis, ferem os princípios de liberdade e os relacionados com a democracia, bem como os aliados do direito de expressar a opinião individual.

            Dentre as polêmicas, neste curto espaço, cito duas: a primeira relacionada com a questão das terras indígenas. Trinta e cinco anos depois de promulgada a Constituição de 1988, estabelecendo o marco temporal dos povos indígenas que podem reivindicar direitos de terras onde já viviam até 1988.

O Congresso Nacional, no primeiro semestre deste ano, votou pela manutenção desse marco; apesar disto, o STF busca derrubar essa votação. É importante destacar que neste órgão maior da justiça está sendo analisada uma ação de reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à Terra Indígena Ibirama-Laklanõ. E, a polêmica está posta! Os congressistas afirmando que o Supremo não pode derrubar algo que eles votaram. E, os índios já começam a invadir áreas que afirmam ser deles.

O segundo ponto diz respeito à legalização do aborto. Outra grande polêmica que está tramitando, também no STF sobre a descriminalização do aborto nas primeiras doze semanas de gestação. O único voto registrado até o presente foi de Rosa Weber que foi favorável à discriminação, ou seja, é favorável a legalização do aborto no Brasil. Entretanto, os Senadores pediram que fosse feito um plesbicito para o povo posicionar-se sobre o aborto.

Portanto, estamos presenciando polêmicas históricas, seja no caso das terras indígenas, na legalização do aborto e, até mesmo a respeito da liberação das drogas ou flexibilização da justiça para com as grandes lideranças do narcotráfico. Quantas questões para serem refletidas, debatidas, entendidas e esclarecidas, para não sofrermos consequências devastadoras!

Algumas destas discussões estão passando por sérias e interessantes polêmicas, afinal, estão em jogo os valores e princípios tradicionais de nossa ética, moral e até relacionados com a religiosidade. Infelizmente, muitos colocam em questionamento a liberdade de seguir uma religião, mas, não questionam, por exemplo, princípios ideológicos que alguns partidos seguem!

O que está acontecendo com o Brasil? Em quais valores e fundamentos devemos seguir? As tradições e conceitos de nossos troncos familiares devem desaparecer? Estará o errado certo e o certo é o errado? Enfim, nesta balburdia, parafernália e jogo de interesse, a angústia e receio parecem tomar conta do coração de quem se preocupa com nossa pátria. Lembrando: após o plantio, haverá colheita! Semear arbitrariedade, antivalores e as contrariedades da existência, qual tipo colheita existirá? 

Estamos neste mundo em busca de evolução! Cada dia tendo oportunidade para melhorar! Contudo, quando penso que vivo no Brasil, tal missão torna-se ainda mais complexa!

Pense nisto! Até o próximo!