A questão da integração do saara ocidental preocupa a ONU, tanto quanto o Marrocos, país do norte da África, como o Brasil, país  do sul Américano, que faz parte de uma região integrada do Mercosul, um parceiro estratégico e dinâmico , a exemplo do Marrocos que defende seu reconhecimento da sua integridade territorial no quadro da ONU,  questão sensível  pelo qual o Brasil deve se posicionar ao desempenhar uma papel importante na comunidade internacional, o que interpela este país  cada vez mais a cooperar a nível continental e internacional.

O Brasil, cuja sociedade civil se torna cada vez mais consciente da causa marroquina, mantendo uma posição neutra, diante de um conflito regional,  que durou mais de 45 anos, alimentado por um grupo da polisário, apoiado pela Argélia desde a década 70.

O resultado desta situação, lembra a Câmara dos Deputados do Brasil que adotou, faz um ano, pela maioria dos membros, uma moção apoiando à iniciativa de autonomia, proposta pelo Marrocos para suas províncias do sul, o que traduz os esforços do Reino no sentido de alcançar uma solução política da disputa artificial em torno do Saara marroquino.

De acordo os deputados, a questão da integridade marroquina depende do saara ocidental, uma vez que a comunicade internacional reconhece os esforços do reino para regularizar a questão no quadro das Nações Unidas.

Os polítcos brasileiros e segundo o ´jornal do Brasil´ consideram que  a tendência do Brasil é oficializar a sua posição junto ao  Parlamento brasileiro, apoiando à iniciativa de autonomia proposta pelo Marrocos para o Saara, o que significa  o reconhecimento e respeito da integridade territorial e soberania nacional. 

Lembrando que a comunicade internacional apoia uma solução negociada, e a proposta de autonomia considerada séria, pragmática e credível, alinhada segundo as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e consistentes diante dos conflitos que ameaçam a paz, a integridade, a segurança e a estabelidade regional do sahel-saara.

Tal plano de paz considera que os esforços de Marrocos constituem uma plataforma capaz de alcançar uma solução política, consensual e sustentável para o conflito regional, de acordo com as resoluções relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dependem de uma solução, orientada pelas resoluções da ONU desde 2007, baseadas sobre  o realismo e  espírito de compromisso.

Em termos de relações bilaterais, os parlamentares brasileiros acreditam que o apoio ao Marrocos significa uma maior aproximação entre os dois países no caminho de progresso e desenvolvimento econômico e comercial, apesar dos problemas de tráfico de drogas, criminalidades e outros que preocupam os dois paîses e as cooperações em termos de justiça e direitos humanos.

As relações entre o Brasil e o Marrocos não podem se resumir, apenas a alguns fatos como o comércio e economia, mais também se distinguem ao compartilhar outros  valores da democracia e de abertura, obrando em prol da luta contra todas as formas de racismo e xenofobia.

Segundo os expertos do domínio internacional, essas relações abrangem uma visão convergente sobre as questões do desenvolvimento sustentável, da proteção do meio ambiente, do equilíbrio climático global, bem como da prevalência do multilateralismo no cenário político.

No quadro internacional, além dos brasileiros e dos eurodeputados defender a integridade territorial do Marrocos sobre o saara, a "grande importância" de aprofundar a parceria entre Brasil e Marrocos depende da formula  da cooperação mais ambiciosa, objeto de em mais comércio e mais fluxos turísticos e culturais.

Po fim a moção, promovida pelo deputado Cleber Verde do Partido Republicano Brasileiro (PRB),  votada por 260 parlamentares, representando todos os movimentos políticos na câmara baixa do Congresso Brasileiro, envolvendo os líderes da maioria política no governo, deputados da oposição e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, constitui uma base para construir uma cooperação estratégica capaz de beneficiar a todos os povos e ser um modelo para a integração e unidade dos países sul americanos e do norte da Africa.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário – Rabat - Marrocos