A história nos mostra, que o envolvimento apoio, trabalho em equipe e participação Social sempre foram, os principais alicerces para o desenvolvimento de toda a humanidade.
Atentemos, para o fato de que:
Uma nação, comunidade, órgão ou classe econômica engajada e em constante movimento e em busca de seus objetivos e metas, estaria por fim muito mais próxima do sucesso em seus anseios em relação aos mesmos exemplos citados, mas que, no entanto, se encontrem paralisados, separados, inertes, inoperantes e estáticos frente as situações de adversidades.
Fato este inegável!

Envolvimento Social X Apoio Social:
É necessário separar o que é apoio social em relação ao o que é envolvimento social. Duas palavras muito parecidas, porém com significados e diferenças relevantes.

Traçando um paralelo, entre as necessidades que envolvem a profissão Bombeiro Civil. Podemos chegar à conclusão, que o apoio social ou seja: quando há o apoio da sociedade para a busca de determinado objetivo e principalmente, quando acontece a união de todos em busca de uma determinada meta. Chega se a conclusão, que hoje e neste momento atual da profissão, o chamado "Apoio Social” não faria diferença em coisa alguma! Sabe Porque?
Atentando se ao recente Histórico e desdobramentos da categoria e fazendo uma análise geral sobre os rumos atuais da profissão e seus integrantes nos estados e no Brasil.
Podemos concluir, que ainda falta muito para que união e senso participativo façam definitivamente parte de uma ação natural e espontânea presente no cotidiano diário dos prevencionistas.
Este conjunto de Predicados inexistentes hoje, seriam fatores determinantes e de suma importância caso os houvesse, para que a categoria pudesse chegar de fato a se tornar, uma classe realmente envolvida socialmente buscando e lutando de forma conjunta por seus objetivos e metas abandonando definitivamente, o regime de Apartheid Classista com base no analfabetismo funcional e nos mais diversos clãs, tribos e interesses individuais envolvidos porém, inoperantes que mais atrapalham do que ajudam instaurados dentro da atividade em todo o Brasil.
De que adiantaria hoje, o apoio social prestado a uma categoria com pouco ou quase nenhum poder de diálogo, unidade, comprometimento e indignação muitas vezes, agindo de forma conivente e passiva diante das mais diferentes e adversas situações e irregularidades?
O que mudaria?
Não mudaria em nada!!
Apenas, pelo fato de faltar o espírito coletivo como classe profissional realmente forte, ativa, engajada, irredutível em suas conquistas, com poder de diálogo, conhecedora de seus direitos, deveres e responsabilidades e acima de tudo, defensora ferrenha dos mesmos.
Qual sociedade no mundo, apoiaria a inércia, desconhecimento, falta de planejamento e falta de ações?

Envolvimento Social:
Já na questão que trata, do envolvimento social: "Quando se utiliza a mobilização social como ferramenta de auxílio para o Desenvolvimento." chegamos a resultados realmente incríveis!
Salvo algumas exceções, já é possível perceber ações realizadas por entidades Bombeiris em vários cantos do Brasil que se atentaram a pouca inoperância participativa dos Bombeiros Civis e passaram a desenvolver ações em conjunto com outros segmentos da sociedade civil organizada promovendo, o chamado: "Envolvimento Social participativo."
através do planejamento, execução e elaboração de projetos conjuntos fomentando o conhecimento, promovendo ações de trabalho em conjunto valorizando as atividades Bombeiris e as utilizando, como ferramenta a ser utilizada em benefício da sociedade.
Unindo desta maneira Bombeiros civis, entidades, sociedade e principalmente, ganhando aliados junto aos objetivos a serem alcançados por ambos.
Vale ressaltar, que quando a Sociedade e seus organismos reconhecem um trabalho bem desenvolvido, acaba por valorizar e ao mesmo tempo passa a apoiar!
Diante disso, envolver se socialmente de forma responsável, organizada e determinada. Torna se uma solução diante da pouca ou quase nenhuma participação da categoria em suas demandas além, de fortalecer naturalmente o combate a defesa da atividade, diante das interferências muitas vezes irregulares que ocorrem em seu entorno, geralmente constantes e na maioria das vezes imperceptíveis em todo Brasil!

Artigo: Júlio Valêncio
Coluna Liberdade de Expressão
Júlio Valêncio Jornalista:
(Reg.Profis. 19127 MTE/RS).