BOMBÁSTICO

 

Outro dia observei  uma praça  de aspecto  negligente;  troncos de árvores no chão , lixo e papéis  espalhados, o que mais chamava a atenção, porém,  era a quantidade de  pombos.

Transeuntes   e pombos  compartilhavam espaços no horário de almoço, a diferença é  que, os passantes dirigiam-se aos restaurantes locais para fazerem suas refeições, ao passo que os pombos eram servidos e saciavam a fome ali na praça. As aves festejavam o banquete, que era grátis, vinha das sobras de alimentos lançados no chão.

Foi o tempo em que alimentar pombos na praça era um lazer agradável. O pombo, pássaro símbolo da paz, tema de música e poesia é um dos maiores transmissores de doenças urbanas que existem. Voa de um telhado ao outro, encontra  nos lugares restos mais que satisfatórios de lixo. A população  contribui para a  multiplicação dessas aves  quando oferecem condições propícias para a  sua permanência.

Mesmo na condição de praga urbana, não deixa de ser admirável o  voo livre dos pombos . No entanto, é preferível afugentá-los, evitando doenças ou  o banho   bombástico de suas  fezes.