Bom Dia! Inicio com uma prática costumeira que levo comigo para todo e sempre a qualquer pessoa que vejo. E, para você leitor e leitora de nossa página virtual. “Tenha um dia Bom.”

Após apresentar-lhe essa premissa, posso garantir que não é muito usual e corriqueiro o uso da palavra. Desde muito cedo, em nossa casa, no primário da Escolinha de nossa rua, nosso bairro fomos estimulados ao passar pelo protão principal a cumprimentar o coleguinha, o porteiro, a secretária e até chegar à sala de aula e falar com os demais.

Mas, parece difícil essa tarefa. Sempre nos deparamos com pessoas sussurrando como a pessoa é mal-educada, não fala com ninguém, não dá um bom dia e nem troca sequer um olhar para o seu próximo. Ei, estou falando de você que cobra dos outros tal exemplo de boa maneira e, no entanto não faz com o seu próximo. Fácil pedir gentileza de alguém se eu mesmo não o faço.

E, vou lhes contar uma que aconteceu comigo. Certa manhã saiu pela calçada rumo ao Mercado Central de minha cidade duas senhoras distintas e elegantes. Encontrou um moço que não conhecia e, este os cumprimentou com um “Bom dia”.  Dando uns três passos, percebeu o assobio e um chamado das senhorinhas:

- Ei, psiu! Venha cá meu filho. Chegue mais pra perto, diziam as duas senhoras;

Pois não. Respondeu o entrevistado.

- Você é dessa cidade meu filho. Logo respondeu ele:

 - Sim sou.

Elas retrucaram;

- Engraçado, pois já estamos algum tempo nessa cidade e você é a pessoa mais educada que encontramos por essa região.  O moço sorriu e saiu seguindo seu destino. Digo-lhes, toda regra tem sua exceção.  

O que levo em conta é a premissa de acostumarmos às boas maneiras. Afinal um Bom dia não tira pedaço de ninguém. E, o mínimo que você recebe é um sorriso de outra pessoa lhe cumprimentando com um “BOM DIA”

     _____________ 

Wilamy Carneiro é professor, poeta, escritor memorialista, cronista. Membro de ALMECE (Academia de Letras do Município do Ceará), Cadeira nº 97 do Município de Forquilha, no Ceará. Possui várias obras escritas. Dentre eles o Livro Os Estados Unidos de Sobral e EINTEINS - e Sobral - A cidade Luz. Bacharel em Direito e Pós-graduado em Matémática e Construção Civil (EDIFICAÇÔES). Especialista em Meio-Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.