BNCC – Educação Infantil: Corpo, gestos e movimento cf. Alencar (2019)

Conforme o psicanalista Geraldo Peçanha de Almeida, o próprio título determina quais são os conteúdos envolvidos nesse campo do conhecimento e das experiências. Mas, sobretudo, o que nós pretendemos trabalhar e tentaremos desenvolver nas crianças nesse campo de experiências.

O corpo, o nosso bom e maravilhoso corpo, que as crianças vai reconhecendo as potencialidades. Então, a mímica, a expressão corporal, a psicomotricidade. E o movimento do corpo na dança, nas atividades de saltar, de correr e de pular. E a interação da criança com os amigos.

Então, o professor(a) ou educador(a) da educação infantil diante desse campo de experiência deverá levar a criança a envolver-se com as demais crianças e com os adultos em volta. Em danças circulares, em cirandas, em expressões corporais, em mímica, pantomima, que é algo que o balé muito se utiliza para contar uma história por meio de movimentos e de gestos. O que é um pouco diferente da mímica, o que poderemos mais pesquisar mais para bem trabalharmos isso.Tudo isso está envolvido lá, mas muito mais do que técnicas, do que expressões, nós temos experiências que a criança poderá viver com o corpo. O nosso corpo produz saúde ou produz doença; o corpo, ou produz movimento ou engessamento. O corpo produz alongamento ou recolhimento. A criança é o ser da expressão.

A criança é o ser que salta, que pula, que dança, que corre. Quando a criança não o faz, mas por que não o faz? Nesse campo de experiência, todo desenvolvimento físico da criança está envolvido e é esse movimento e, esse desenvolvimento deverá ser no coletivo e, não apenas um espaço individual da escola.A escola é um espaço coletivo e o desenvolvimento também deverá ser coletivo, e é isso que procuramos trabalhar dentro desse campo de experiência. Mas quais os conteúdos estão dentro desse campo de experiências: Corpo, gesto e movimento?

 Todos os professores de educação infantil devem ter visto um tipo de trabalho cujo espelho é o centro. Muitas vezes nós entramos em uma sala de educação infantil e observamos um espelho colocado na altura do rodapé e nos perguntamos: Mas por que isso? Ora, este é um conteúdo, pertence a ser trabalhado a partir do espelho.

A criança olhar-se e se reconhecer-se. Reconhecer-se alta, magra, gorda, baixa; mais para a esquerda ou mais para a direita; tortinha, ou não tortinha, não importa como é a criança, mas que ela reconheça sua própria estrutura física: O tamanho dos pés, da mão, do cabelo. Como que ela se organiza e se aceitar, reconhecer-se, em sua apresentação física. Muito longe de estereótipos, então, primeiro conteúdo desse campo de expressão Corpo, gesto e movimento é reconhecer o teu próprio corpo.

Referência:

ALMEIDA, Geraldo Peçanha.Neurociência e Sequência Didática para a educação infantil. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.