A Quitosana vem do exoesqueleto de crustáceos incluindo camarão e caranguejo, assim como as paredes celulares de alguns fungos e leveduras. Este bloqueador natural de gordura se liga às gorduras em seu sistema digestivo e bloqueia o seu corpo de absorver as calorias. Uma vez que o quitosano provém de animais marinhos, a qualidade deste suplemento pode variar, dependendo da qualidade da água e da época do ano.

Diminuição da Gordura Corporal

A quitosana efetivamente ajuda a emagrecer e diminui a gordura corporal em excesso, de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Saúde e Pesquisa Médica no Texas e publicado na edição de outubro de 2006 do "Journal of American College of Nutrition". No estudo, 150 adultos acima peso ingeriram seis cápsulas de 500 mg de quitosana por dia, o resto representaram o grupo controle, que seguiram um programa de perda de peso de sua escolha. No final do estudo, o grupo de quitosano perdeu 2,6 kg de gordura, o grupo de placebo ganharam 0,6 kg.

Efeitos colaterais

Tomar um remédio para emagrecer a base de quitosana pode produzir efeitos colaterais, de acordo com um estudo revisado por pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson, e publicada na edição de agosto de 2010 do "Journal of Obesity". Os participantes do estudo que consumiam 1500 mg de quitosana duas vezes por dia com apresentaram alguns efeitos. Os efeitos colaterais mais comumente relatados foram náuseas, inchaço e azia, bem como flatulência e um aumento no volume das fezes.