Os blocos de rua cariocas são os responsáveis pela animação dos foliões durante os dias do carnaval 2013. Antes os blocos concentravam-se mais na zona sul e no centro da cidade, mas agora com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na cidade do Rio de Janeiro, outras zonas como a norte e oeste estão sendo cotadas para desfile de novos blocos. O número de pedidos de autorização para desfiles de blocos na zona norte aumentaram 41,67%, passando de 72 para 102 pedidos. Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na zona oeste, registraram 29,27% de aumento.

Segurança atrai foliões de diferentes bairros para o carnaval da zona norte

Os fundadores de novos blocos apostam nas zonas agora pacificadas. Wagner Fernandes, fundador e presidente do Timoneiros da Viola explica que “o Carnaval de rua sempre foi no subúrbio. Mas com o tempo isso se perdeu. E na retomada dos blocos, eles ficaram muito em função da Zona Sul. A cidade conquistou segurança e bairros antes abandonados pelo poder público reconquistaram sua auto-estima”.

Ronaldo Felipe, diretor do Cacique de Ramos, um dos blocos mais tradicionais da cidade, concorda com Fernandes: “Antes, a galera da Zona Sul tinha medo de ir aos ensaios em Ramos. De dois anos para cá, isso mudou”.

Evento da Sebastiana discute problemas do carnaval carioca

A Associação Independente dos Blocos de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), realizou um evento no espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, no qual pretendia discutir soluções para os problemas do carnaval carioca.

Convidados como o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, o economista Sérgio Besserman e a presidenta da Comlurb, Angela Fonti, discutiram temas como o lixo, trânsito, segurança e até o problema dos foliões que urinam nas ruas.