Desde 2010, quando chegou ao país, a Black Friday é marcada pelas compras online. Mas, segundo pesquisa feita pelo Google, em 2019 os brasileiros estão mais propensos a comprar nas lojas físicas.

Como se sabe, a Black Friday é um tradicional evento do comércio norte-americano que acontece um dia depois do feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). Por lá, grandes lojas dos mais diversos setores dão gordos descontos em produtos para incentivar o consumo dos norte-americanos antes do Natal.

No Brasil, a Black Friday chegou no ano de 2010 e, na ocasião, os empresários ofereceram descontos em produtos e serviços não em suas lojas físicas, mas sim nos produtos que ficavam “alocados” no ambiente virtual. Ou seja, diferentemente dos norte-americanos, os brasileiros incentivaram os consumidores a comprar no e-commerce.

E essa é uma das características mais marcantes da Black Friday brasileira. Como o evento chegou ao país já em época de omnichannel e comportamento de consumo híbrido, on e offline, a grande maioria dos lojistas prepara as lojas virtuais, os e-commerces, para esse período de compras.

Mas, segundo algumas pesquisas realizadas recentemente, os brasileiros estão mais propensos a aproveitar a Black Friday em lojas físicas.

Brasileiros vão comprar on e offline

Em setembro deste ano, o Google divulgou uma pesquisa, realizada em conjunto com a consultoria Provokers, informando as principais tendências de comportamento dos brasileiros durante a Black Friday de 2019.

Segundo a pesquisa, pela primeira vez desde que a Black Friday chegou ao país, os consumidores estão propensos a comprar tanto online, nos e-commerces, quanto no ambiente offline — nas lojas físicas, de centros comerciais e de shoppings.

A intenção de compra nessas lojas chega a 41%. Já a intenção de compra nos espaços virtuais caiu de 52% (índice do ano passado) para 38% neste ano. Ou seja, os brasileiros parecem estar mais interessados em “bater perna” e procurar os produtos de interesse nas lojas físicas.

Além disso, os consumidores também estão mais interessados em comprar em ambos os canais, isto é, eles querem gastar suas economias em produtos que encontram tanto nos espaços físicos quanto nos virtuais: 25% dos entrevistados disseram que pretendem realizar compras tanto nos e-commerces quanto nos comércios tradicionais. 

Omnichannel é tendência

Outra tendência que os pesquisadores encontraram é o omnichannel. Embora seja um conceito um tanto complicado de ser definido, a sua compreensão prática é bem fácil: a possibilidade de entrar no site da loja e encontrar os mesmos produtos da loja física é uma das consequências do omnichannel.

Além disso, comprar na loja virtual e retirar no espaço físico da marca é outra consequência do omnichannel. Ou seja, o objetivo é que o consumidor encontre os mesmos produtos e as mesmas experiências — formas de pagamento, embalagem, etc. — do mundo offline no mundo online.

E, nesta Black Friday, os brasileiros também estão mais propensos a usufruir das vantagens dessa nova maneira de consumir. Segundo o estudo feito pelo Google, quase 40% dos brasileiros consideram a facilidade de comprar online e retirar na loja na hora de fazer as suas compras.

Para a Black Friday, 24% dos consumidores disseram que pretendem utilizar esse procedimento.

Quanto os brasileiros pretendem gastar

No começo de outubro, o Google voltou a soltar alguns dados sobre o comportamento dos brasileiros durante a Black Friday. A informação mais surpreendente é que os brasileiros estão com expectativa de gastar até R$ 1.330,00 durante os dias de desconto.

Essa quantia representa um aumento de quase 60% da intenção de gasto em relação ao ano passado. Ou seja, apesar do momento da economia nacional ainda não ser dos melhores, os brasileiros estão mais propensos a abrir a carteira este ano, o que pode ser um bom sinal para os lojistas e empresários.

Estratégia é prolongar a Black Friday

Uma estratégia dos empresários para tentar lucrar o máximo possível durante esse período é prolongar a Black Friday. Isto é, no Brasil a Sexta-Feira Negra não dura apenas um dia. Em algumas regiões e para alguns setores, como o varejo, a Black Friday pode durar até uma semana.

Há prestadores de serviços, como salões de beleza, que chegam a prolongar o período por até um mês.