José Ubiratan Gomes Figueiredo

(Bira Seresteiro ou  o Rei da Seresta)

Nascido em Santo Estevão-Ba, na rua Benjamim Constant nº 55 em 25/12/ 1953,  veio a falecer no dia 27/01/1996 em Salvador- Ba, aos 42 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério Municipal Santo Estevão.

Era filho de José Alves Figueiredo ( Zé de Pequeno) e de dona Estevita Conceição Gomes (Estevita de Estevinho Sapateiro).Teve 02 (duas) irmãs: Eliene Gomes Figueiredo e Maria Lucia Gomes Figueiredo. Do segundo casamento do seu pai com a Sra. Maria Dolores de Almeida Figueiredo , teve mais 05 (cinco) irmãos: José Djalma de Almeida Figueiredo, Alexsandro, Mara Sandra, Sirlex  e José Wendell de Almeida Figueiredo.

Bira deixou viúva  a Professora Sueli Macedo Araujo Figueiredo com quem teve 03 (três) filhos: Kleber, Keila e Clayton Macedo Figueiredo. Em outras relações Bira teve outros 03 (três) filhos: Paulo Ricardo Santana de Oliveira, Eigon  e Victor Silva Figueiredo.

Bira estudou até a terceira série na Escola D. Pedro I. Trabalhou como mecânico de bicicletas. e auxiliar de topógrafo.Iniciou a carreira artística aos 16 anos de idade, influenciado pelo seu pai que também era músico, pelo baixista Roque de Birrim e grandes nomes da música romântica da época, os quais Bira interpretava muito bem. Autodidata cantava e tocava violão e cavaquinho. Tocou no Trio Arcos. Foi fundador e membro dos grupos de seresta Vagalumes e Sombras. Foi componente do Grupo Romantico Madrigal. Fez muitos shows beneficentes em Santo Estevão e região. Seguiu carreira solo.Nas  cidades de Gandú e Vitória da Conquista-Ba  conquistou muitos fãs e ficou conhecido como o Rei da Seresta.

Deixou muitas saudades, muitos fãse um importante legado: Sua gentileza, bondade   e  muitas gravações  de seus shows em fita K7 das quais algumas foram resgatadas e convertidas para CD, porém ainda há muitas gravações que precisam ser encontradas e entregues a família e a sociedade santo-estevense.

A pedido do Sr. Sirlex Figueiredo, irmão do Bira, a câmara municipal de vereadores de Santo Estevão, através do vereador José Raimundo Bastos da Cunha, no ano de 2019 aprovou e o prefeito Rogério Costa sancionou a Lei  nº 14/2019  que torna a obra e a memória do cantor Bira Seresteiro patrimônio cultural e imaterial  do município de Santo Estevão.