Bertrand Russell.

 Matemático e filósofo, humanista grande defensor das causas humanitárias, liderou pelo mundo afora campanhas  em defesa pacifista, lutou com veemência contra desenvolvimento de tecnologia nuclear, procurou influenciar o mundo politicamente.  

Seu valor como filósofo o desenvolvimento da lógica e da Matemática, particularmente da análise da linguagem, criando posteriormente a teoria do atomismo atômico. O que significa sua epistemologia de acordo com a formatação desenvolvida por ele.

O que chama de proposição atômica, na verdade é o entendimento de um simples fato, na sua estrutura lógica do desenvolvimento e não na relação de complexidade, pelo menos no primeiro momento do entendimento.

Um exemplo típico, a casa é verde, indica apenas que um determinado objeto tem determinada propriedade ou em certas relações às quais devem ser entendidas. Entretanto, na linguagem uma relação simples pode transformar-se em uma composição composta, exemplo à casa verde pertence a João.

O primeiro esclarecimento por parte de Russel no uso da linguagem comum, não desenvolvemos análises complexas, em termo de uma teoria composta pelos elementos do atomismo molecular.

 Com efeito, não aceitamos as proposições em seu conjunto, como desenvolvimento e entendimento da natureza da complexidade.

Então ao analisar as partes, o que é muito comum em sua natureza, podem ocorrer equívocos, que levam a considerações falsas entendidas e fundamentadas pela Filosofia, isso no campo da epistemologia.

Numa proposição de uma situação causal, o carro bateu porque falhou o freio, pode ser que ambas as causas estejam certas, isso não significa uma relação direta de causabilidade, por diversos motivos, os quais não devem ser citados aqui.

O que reflete Russel, a lógica formal não consegue em primeiro lugar entender a riqueza da linguagem, sua complexidade, com efeito, introduz elementos em suas proposições que negam a possibilidade de verificar o ponto de vista do fundamento a própria verdade.

A grande pergunta desenvolvida por ele, qual a relação da causabilidade com a finalidade, a resposta é muito difícil, devido por outro lado, a diversidade das complexidades e do mesmo modo da natureza das diversas Filosofias.

Se já não é fácil compreender a natureza de uma formulação em particular, quando se trata de uma relação diversa e complexa, a epistemologia perde-se nos seus próprios fundamentos.

Com efeito, muitos problemas filosóficos, dos diversos temas, especulações em geral são simplesmente frutos de equívocos e imprevisões da linguagem, o que é naturalmente aceito como possibilidade da incompreensão.

Mas por outro lado, o erro da verificação de uma análise aplicada a predicados simples ou complexos, não pode ser atribuídos ao simples fatos de erros da linguagem.

 Ao que se trata de fundamento resulta também de procedimento lógico, sendo que a mesma não consegue entender os fatos nas suas naturezas, apenas pela aplicação dedutiva ou indutiva da compreensão de qualquer realidade.

Edjar Dias de Vasconcelos.