Além dos shows musicais e o Carnaval da Virada, que acontecem nas Arenas Esportivas de Bertioga, alguns eventos são essenciais para a cultura da cidade e não devem ser esquecidos.

A Festa da Tainha é a mais tradicional de Bertioga, sendo responsável pelo movimento de turistas na época de inverno, que desejam encontrar o saboroso tempero caiçara. Os pescadores da praia do Indaiá iniciaram a tradição, quando a tainha era abundante na região, e após ser organizada pelo Lions Clube de Bertioga, no Centro da Cidade, atualmente a festa não deixa de estar no Calendário de Turismo. Não importa se a tainha é tradicional (fechada) ou espalmada (aberta), com os mais diversos temperos, ela é a principal estrela de festas gastronômicas, propostas por pescadores e entidades sociais da região.

Porém, não é apenas a tainha que entra no cardápio típico da culinária caiçara. A moranga recheada com camarão e acompanhamento de arroz é o prato especial da Festa do Camarão na Moranga, que geralmente acontece no final de Julho e se estende até o mês de Agosto. O evento é caracterizado pelas cores e pelos sabores especiais, organizados pela Colônia de Pescadores Z-23, em Bertioga. O evento já chegou a registrar 10 mil participantes, com a venda de 1.500 morangas, 300 pratos individuais, além de outras porções, petiscos e bebidas.

Fora as delícias que podemos encontrar nos eventos em Bertioga, a cidade também propõe uma grande Festa Julina, com o Arraial na Riviera, na Riveira de São Lourenço. O evento acontece na área do Viveiro de Mudas, e é organizado por moradores, que planejam as brincadeiras, comidas, shows, bingos, sorteios e quadrilhas. É importante lembrar que a festa é beneficente à Fundação 10 de Agosto, e também apresenta um bazar, para que os visitantes possam comprar e ajudar a entidade sem fins lucrativos a atender crianças e adultos do município de Bertioga.

A cidade propõe muitos outros eventos ao longo do ano, como o Baile de Aniversário da Cidade, que acontece em maio, a festa de São João e procissão de São Pedro, em junho, e a festa do Padroeiro Santo São Lourenço, em agosto. Além das incríveis festas da Primavera, em setembro, a festa do pastel e do chope, no mês de outubro e o “Revela Bertioga”, em novembro, que em 2013 teve sua segunda edição e já foi considerado o maior encontro de fotógrafos da Baixada Santista. 

Para pesquisar um lugar em pousadas em Bertioga basta acessar a página desta cidade site no Roteiro de Turismo e para saber mais informações sobre outros destinos no litoral paulista acesse a home do site www.roteirodeturismo.com.br