planilha de gastosSaber quais são os gastos de sempre da sua empresa, como contas mensais (luz, internet, telefone, folha de pagamento, entre outros), é um bom passo para que o financeiro já seja mais organizado. Mas às vezes é perigoso confiar apenas em nossa memória, quando existem outros métodos mais seguros e práticos, né? Para o controle dos gastos, então, é essencial a existência de uma planilha direcionada apenas para eles, pois é primordial saber para onde o dinheiro em caixa de seu negócio está indo.

E aqui você vai descobrir algumas vantagens de possuir uma planilha de gastos na sua empresa pra que se sinta convencido a desenvolver uma:

1) Programar os gastos do ano

Com uma planilha de gastos fica mais fácil de perceber que no final de cada ano é quando mais se vê o dinheiro indo embora, seja para 13º salário de seus funcionários, brindes para clientes, entre outros. Por isso, é recomendado que desde o começo de cada ano já comece a programar estes gastos maiores para que no final a empresa não saia prejudicada.

2) Planejar o fluxo de caixa

Sabendo o que provavelmente irá gastar durante um determinado período ou o ano, já é uma grande ajuda para prever o fluxo de caixa de sua empresa, que também ajuda muito na hora do controle do capital disponível.

3) Cortar custos e conter despesas

Sabendo para onde está indo mais dinheiro, fica mais fácil de cortar aquela grana que tá apertada pra vocês.

4) Ajuda a evitar o descontrole financeiro

Da mesma forma que pode ajudar a cortar gastos, ajuda o financeiro a se organizar e se disciplinar mais, evitando um descontrole que poderia vir a prejudicar a empresa.

5) No final das contas, ninguém é surpreendido

Com a planilha de gastos você já vai saber certamente quais serão as próximas despesas do mês e não correrá mais o risco de perceber que uma conta já venceu ou foi deixada de lado.

Resumindo, o uso de uma planilha é gastos é fundamental para qualquer tipo de empresa, independente de seu porte. É mais confiável, ajuda a economizar tempo e, é claro, dinheiro!