Resumo

Muitos são os que buscam uma alimentação saudável, quer para o bem estar físico, quer para o bem estar psicológico ou então para a cura de alguma enfermidade. Sempre existe a possibilidade de encontrarmos em determinados alimentos, os benefícios que nosso organismo terá com sua ingestão.

Além de serem os primeiros alimentos fornecidos aos ser humano no princípio de sua existência, de acordo com a Bíblia Sagrada.

Alguns alimentos passam por processos químicos que os tornam não saudáveis e com isso sua ingestão fica comprometida e desnecessária.

Palavras Chave: Bíblia Sagrada, Alimentação Vegetariana, alimentos saudáveis,

1. O Ato de Comer

    Comer é um dos prazeres humanos mais satisfatórios que existe. É comendo que fazemos reuniões, assistimos filmes, realizamos atividades. É comendo que celebramos as festas, formaturas e demais comemorações e não devemos ser escravos da comida. Temos a capacidade de nos alimentarmos de diversos alimentos. Mas será que tudo o que se come é bom? É nutritivo? Pode-se comer?

    Imaginemos um engenheiro que passou a vida construindo um motor perfeito. Utilizou as melhores peças e os melhores materiais para a construção dessas peças. Depois de tudo pronto ele precisa escolher o melhor combustível para fazê-lo funcionar. Então, depois de muito procurar ele escolhe e começa a vender esse motor, mas muitas pessoas discordam do seu pensamento e querem testar outros combustíveis e percebem que ele funciona também. A curto prazo esse motor vai funcionar sem problemas, mas a longo prazo percebe-se que começa a ter um desgaste de peças, o motor vai ficando cansado e sem forças para continuar. Fazem alguns ajustes e ele volta a funcionar, mas não tão bem quanto antes e sem avisar ele simplesmente para de funcionar.

       É assim nosso corpo também. Fomos feitos para funcionar com um tipo de combustível, mas optamos por usar outro e com isso passamos a ter doenças e deixamos que as macelas desse hábito nos prejudicasse.

    Partindo do pressuposto de que a Bíblia Sagrada é o manual da vida, estaremos citando diversas passagens para a comprovação de que os benefícios da alimentação vegetariana é superior à qualquer outro tipo de alimentação.

         Na Bíblia Sagrada, encontramos o próprio Deus  dizendo à Adão e Eva:

 “Disse Deus: "Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. Dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra,  a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão". E assim foi.” (BÍBLIA SAGRADA, Gênesis 1: 29 e 30)


Em Gênesis 2:16, Deus também diz ao homem que ele poderia comer de todas as árvores do Jardim. Não dando permissão para comer os animais.

Então é nos alimentos vegetais que encontraremos os nutrientes necessários para o nosso organismo.

Após a entrada do pecado no mundo, a morte era mais real para os habitantes da terra, então alguns animais foram mortos para que fossem feitas vestimentas para Adão e Eva. Muitos entendem que a partir desse ponto Deus permitiu que animais fossem mortos para o consumo, tanto de vestimentas, como para alimentação. No Capítulo 11 do livro de Levíticos, encontramos o que o patriarca Moisés nos escreveu a respeito dos animais que podem e os que não se podem comer. Com base nisso entendemos que existe sim um propósito divino para a nossa alimentação saudável.

Segundo Chaves (2008):

Naquele momento, passaram a existir animais herbívoros e carnívoros, e o homem tornou-se onívoro: “Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora.” (Gen. 9:3). A frase “como vos dei a erva verde” reforça que até então eles só tinham autorização para serem veganos. Seria, porém, esta concessão pontual motivo para justificar que comêssemos carne até os dias de hoje?

A vontade de Deus que o Homem fosse vegetariano sempre existiu e quando o povo de Israel, que vivia como escravo no Egito, finalmente conseguiu sair, passou anos no deserto vivendo com o Maná

“As escrituras contam que, quando os israelitas saíram do Egito, o plano de Deus era que aquele povo recém-liberto da escravidão vagasse pelo deserto pelo tempo necessário para que se purificasse. Foi lhes dado um alimento que caia do céu, que era “como semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel” (Êxodo 16:31, Números 11:7). 

Esse alimento, simples, mas completo nutricionalmente, deveria sustentá-los pelo tempo que permanecessem no deserto (40 anos), pois em Êxodos 16:35 está escrito “E comeram os filhos de Israel manah quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram manah até que chegaram aos limites da terra de Canaã.” CHAVES, 2008 [...]