O principal objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento sobre o direito - socioassistencial - a renda mínima a partir do acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC: seu impacto na vida das famílias e do Município de Vitória da Conquista. A busca pelo conhecimento deste tema traz à tona uma reflexão de uma realidade social complexa e que diante de reais desafios persiste na busca do resgate da dignidade humana. Ademais, é justo reconhecer os processos de convivência humana na atualidade e a importância do trabalho em equipe na diminuição dos problemas sociais.

 Diante da complexidade do tema, procura-se aqui dialogar com a Constituição Brasileira, com a Carta Capital, com a LOAS, além de diversos teóricos como Medeiros, Veras, dentre outros.

 O presente trabalho segue a seguinte estrutura: o que é o BPC, coleta de dados realizada através da pesquisa nos livros e internet, no período de 5 a 22 de setembro do ano de 2015, caracterização do Município com alguns dados, segundo o IBGE (2015) e o site da prefeitura (2015), dados estatísticos, economia, famílias cadastradas no Cadastro único, depois os dados do BPC no Município e finalmente análise da entrevista.