RESUMO

O umbu é um importante fruto do semiárido, pois apresenta excelente sabor, alta No dia 28 de abril, os educados do Riacho do navio II, realizam atividade voltada   para práticas agroecológicas e produzem produtos derivados do umbu.  E estudaram os benefícios do umbu, tanto para a saúde e geração de renda, e produzem produtos derivados do umbu, como o doce, a presença de substâncias antioxidantes que atuam como bioprotetores. O projeto beneficiamento do umbu para geração de renda sustentável está sendo desenvolvido no município de Betânia, com as turmas da EJA Campo do assentamento do Riacho do Navio II, tendo como objetivo estudar quais são os benefícios que o umbu traz para a saúde e sustentabilidade e geração de renda sustentável. No dia 28 de abril de 2018 foi realizado uma culminância com a produção dos imbus, onde os educandos desmontaram como o umbu pode ser aproveitado. De uma forma dinâmica e prazerosa os educandos produziram doce do umbu, geleia, compota, licor e o mousse. Participaram as duas turmas série finais e ensino médio.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de um tema relacionado ao beneficiamento do umbu, para geração de renda sustentável. O trabalho está direcionado a um tema muito relevante para o público atendido, visto que onde foi vivenciado o projeto a maioria das pessoas não tem uma renda fixa para sobrevivência e sustento da família.

 Este projeto foi realizado pelas turmas dos anos finais e ensino médio da EJA Campo anexo que pertence da escola Quilombola Vereadora Alzira Tenório do Amaral da cidade de Custódia no assentamento do Riacho do navio II, no estado de Pernambuco. Com o objetivo de estudar e motivar os educandos sobre a importância do o umbu e os seus benefícios, tanto para a saúde e sustentabilidade. Através deste projeto os educandos realizaram práticas agroecológicas e aprendem sobre a produção de alimentos saudáveis.

É Fundamental que as escolas que trabalham com as turmas de EJA Campo tenham um olhar voltado para as questões sociais, econômicas e culturais da região onde está localizada a escola e as turmas, ou seja, trabalhem com temas projetos relacionados às problemáticas do contexto e realidade onde estão inseridas as turmas.  Que contemple as necessidades das pessoas e comunidade em geral.

 O estudo sobre o umbuzeiro foi muito relevante para todos os educandos da comunidade do assentamento, por ser uma fruta da região do nordeste nativa do semiárido brasileiro, a maioria das pessoas desconhece o seu valor, não possui o conhecimento em relação à fruta.  As vitaminas e nutrientes que contém que proporciona um bem estar para individuo. O seu fruto possui várias propriedade que faz o organismo funcionar bem. E com isso melhorando a saúde.

      Este artigo proporcionou o conhecimento sobre o umbu, incentivando os educandos e professores na realização e produção de uma forma simples e criativa  as receitas, ensinando como faz cada alimento derivados do umbu. Com isso aprenderam uma forma de ganhar uma renda extra.

     Através de aulas teóricas os educandos tiveram a oportunidade de estudarem o tema relacionado ao projeto, vivenciado no dia 28 de abril de 2018, Na aula de matemática foi trabalhado as receitas através de problemas que envolvessem a a multiplicação e adição e subtração, em geografia foi abordado as regiões do Brasil, onde é encontrado o umbuzeiro, na disciplina de história foi ensinado sobre o processo histórico do umbuzeiro. e sua origem. 

Para fomentar essa percepção, foram utilizadas receitas culinárias, que, além de fazer parte do cotidiano dos estudantes, possibilitaram estabelecer relações entre a teoria e a prática, de forma a contribuir para um aprendizado mais significativo. Conforme as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, “a aprendizagem Matemática consiste em criar estratégias que possibilitem ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas”. (PARANÁ, 2008, p.45)

2.1  OBJETIVO GERAL

Estudar quais são os benefícios que o umbu traz para a saúde humana, e geração de renda sustentável.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICOS

 

  1. Compreender os benefícios que o umbu traz para a saúde e sustentabilidade .
  2. Apresentar receitas dos produtos que foram produzidas pelos educandos.
  3. Socializar as práticas didáticas e contextualizadas trabalhadas em sala de aula.
  4. Estudar e pesquisar as regiões onde o umbuzeiro é encontrado.
  5. Estudar o processo histórico do umbuzeiro e os estágios de maturação.
  6. Estudar e produzir produtos derivados do umbu.
  7. Promover uma culminância com a produção dos produtos que os educandos aprenderam.
  8. Incentivar a importância da agroecologia para a produção de alimentos saudáveis.
  9. Valorizar as frutas típicas da região.

     g) Despertar nas pessoas a necessidade de preservação das plantas nativas com agregação de valores.  

  

   REFERÊNCIAL TEÓRICO

  1. Educandos do assentamento do Riacho do Navio II aprendem os benefícios do umbu e realizam práticas agroecológicas.  E produtos derivados do umbu.

       A comunidade está localizada na cidade de Betânia Pernambuco, o assentamento possui cerca de 250 famílias assentadas e 2 anexos de EJA Campo da Escola Erem Quilombola, com o objetivo de melhorar  a renda   familiar, os educandos são incentivados pelos professores a aprenderem os benefícios do umbu para saúde e geração de renda sustentável.

     No dia 28 de abril, os educados do Riacho do navio II, realizam atividade voltada para práticas agroecológicas e produziram produtos derivados do umbu.  E estudaram os benefícios do umbu, tanto para a saúde e geração de renda, e produziram os produtos derivados do umbu, como o doce, a compota, o licor, o mousse.