Créditos imagem: www.freepik.com

Ao saber como escolher cosméticos que não prejudicam sua pele você garante a saúde do corpo, enquanto cuida da beleza. Veja como fazer escolhas conscientes!

Para muitas pessoas, os cuidados com a pele fazem parte da rotina. Entre sabonetes, cremes e maquiagens, são muitos os itens que entram em contato com o maior órgão do corpo diariamente. Mas você sabe como escolher cosméticos que não prejudicam sua pele?

Sim, é possível optar por cosméticos que tem um bom equilíbrio entre a beleza e a saúde. Com a preocupação crescente da população em relação ao que se consome, as marcas passaram a investir em tecnologia para o desenvolvimento de produtos mais naturais.

Por outro lado, existem também marcas que se aproveitam de terminologias genéricas para o marketing, vendendo produtos que não são tão saudáveis quanto parecem.

Saber como escolher cosméticos que não prejudicam sua pele é essencial para fugir dessas “ciladas” e fazer compras mais conscientes.

Marcas investem em cosméticos mais saudáveis

Já faz algum tempo que as fabricantes de cosméticos do Brasil e do mundo passaram a realizar pesquisas para o desenvolvimento de produtos mais saudáveis.

Essa foi uma mudança demandada pelos próprios consumidores, que com o acesso à informação tornaram-se mais criteriosos em suas escolhas. E se vamos usar, diariamente, um produto na pele, é fundamental que ele não apresente riscos para a saúde.

O Boticário é uma das marcas brasileiras que contam com cosméticos mais saudáveis. A base em pó mineral da empresa, que tem o preço de R$79,90 na última edição da revista Boticário [1], foi desenvolvida com ingredientes naturais, para que pessoas com pele sensível tivessem uma opção de maquiagem.

Proposta semelhante tem as maquiagens da Natura da linha Una, que na maioria dos produtos conta com certificação de cosmético Vegano. Um Primer Blur da Una, de 30 ml, tem o preço de R$68,90 e uma composição feita com ingredientes mais naturais.

Avon, Eudora e até Mary Kay são outros nomes importantes da indústria dos cosméticos com linhas que prezam pela saúde da pele, seja com uma composição mais natural ou com tecnologia de ponta para evitar irritações dermatológicas.

Como escolher cosméticos que não prejudicam sua pele

Com tantas opções no mercado, a dúvida de muita gente está na hora de escolher um cosmético para levar para casa e aplicar na pele.

Afinal, ainda que marcas sérias tenham linhas que cuidam da pele, outras várias empresas não cumprem o que prometem, com cremes e maquiagens que acabam prejudicando a sua saúde.

Para fazer uma compra segura, pensando na saúde da sua pele, existem algumas características e ingredientes que devem ser evitados. Você descobre essa informação ao conferir a composição do cosmético, na embalagem.

Confira uma tabela com os 4 itens que você precisa avaliar antes de comprar um cosmético, principalmente para quem já tem questões dermatológicas e busca formas de cuidar da pele sensível [2].

Característica

Porque evitar

Sem fragrâncias

As fragrâncias são inseridas nas maquiagens e cremes para que o consumidor tenha uma experiência mais agradável. Entretanto, ela é responsável por várias das principais irritações da pele. Sempre que possível, opte por cosméticos sem fragrância.

Não testado dermatologicamente

Todo cosmético dermatologicamente testado passou por análises de reação em, pelo menos, 60 pessoas. Se uma dessas pessoas tiver alergia, por exemplo, o produto não entra no mercado. Por isso, só compre um cosmético que tenha testes prévios.

Óleo mineral

O óleo mineral é bastante utilizado nas maquiagens, mas por ser derivado do petróleo, pode causar irritações sérias na pele. Uma boa substituição está nos cosméticos à base de óleo vegetal.

Sem conservantes

O que faz um produto cosmético durar tanto tempo na prateleira é o conservante. Na indústria cosmética, os parabenos são muito utilizados, mas é sempre bom evitá-los na composição, já que o elemento tem sido associado a alergias e até problemas de pele.

Mas há perigo no uso de cosméticos?

Sempre que inserimos um produto cosmético em nossa pele, estamos expondo esse grande órgão do corpo humano a uma série de componentes que, nem sempre, são naturais.

Pesquisas científicas realizadas nos últimos anos mostraram a associação dos cosméticos a problemas alérgicos na pele e, em alguns casos, o surgimento de câncer. Não por acaso, a Califórnia assinou no mês de fevereiro, uma lei que proíbe 24 ingredientes químicos em cosméticos.

É claro que as marcas que desenvolvem cosméticos passaram a dar mais atenção para a saúde da pele nos últimos anos, algo que veremos resultados positivos somente nas próximas décadas. Ainda assim, o consumidor precisa estar atento para fazer boas escolhas de compra.

Ao saber como escolher cosméticos que não prejudicam a pele, o consumidor ganha mais poder de definir o que aplica em seu corpo e mostra para a indústria uma demanda cada vez maior por produtos que cuidam não só da beleza, mas também da saúde. A longo prazo, a mudança promete ser positiva!
 

Fonte:

[1] Revista Boticário - Kimbino: https://www.kimbino.com.br/o-boticario/

[2] Como cuidar da pele sensível - Saúde Abril https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-cuidar-da-pele-sensivel/

[3] Califórnia proíbe 24 ingredientes químicos em cosméticos - Metrópoles https://www.metropoles.com/colunas-blogs/claudia-meireles/california-proibe-24-ingredientes-quimicos-em-cosmeticos-o-que-pode-mudar