BELCHIOR! - “Um Rapaz Latino Americano”   

Autor de “Como nossos Pais” que fez sucesso no Brasil, o cantor e compositor, nascido na região Noroeste do estado do Ceará, em Sobral, cidade conhecida como a “Princesa do Norte”, também terra de grandes vultos da história Brasileira: Terra de Belchior; Renato Aragão; do escritor Domingos Olimpio, Do Barão de Sobral, conselheiro José Júlio, e entre outros muitos filhos que fizeram e faz sua história. 

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu no dia 26 de outubro de 1946 em Sobral, cidade do Ceará a 230 km da capital cearense - Fortaleza. Seu pai era cantor popular; tocava flautas e saxofone, sua mãe cantora de igreja. Sua infância, com os irmãos conviveram na Rua Padre Fialho; Centro de Sobral, próximo a Catedral da Sé, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Colégio Santo Antônio. Era afilhado do então ex- Senador e ex- Prefeito Cesário Barreto Lima, filho ilustre da família sobralense e também grande vulto de nossa história. 

Foi programador de rádio em Sobral. Durante a infância foi poeta repentista, cantador de feira. Estudou piano. Na infância em sobral já tomava gosto com os amigos por movimentos populares da música no Teatro São João. Na adolescência, estudou no Liceu do Ceará. Em Fortaleza, studando música, largou o Curso de Medicina, no quarto ano, para dedicar a carreira artística.

 Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro. Fazendo parceria com o amigo e cantor Raimundo Fagner, cantando “As velas do Mucuripe” de sua composição e cantada também por Fagner. 

A letra da música de Belchior relata um grande amor, nas praias cearenses quando adolescente. Eis uma pequena estrofe da música: 

“As velas do mucuripe, 

vão sair para pescar

vou levar as minhas mágoas

pras águas funda no mar

hoje à noite namorar

sem ter medo da saudade

sem vontade de casar 

... Aquela estrela é dela

Vida vento vela leva-me daqui.” 

O cantor e compositor sobralense fez sucesso nacional em meados da década de 1970. Lançou em 1999 o álbum “Duplo Retrato”, em São Paulo. 

No mesmo ano, na década de 70, apresentou-se no Nordeste em festivais de músicas. No ano seguinte, (1971) mudou-se para a Cidade do Rio de Janeiro. Lá venceu o “IV FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DA MPB”, com a canção Na Hora do Almoço”, cantada por Jorge Teles e Jorge Melo, estreando como cantor de disco , num compacto da etiqueta Copacabana. [1] 

Em 1972 Elis Regina gravou sua composição Mucuripe como cantor cearense Raimundo Fagner. Atuando em escolas, teatros, televisão, hospitais, fábricas e penitenciárias. Gravou seu primeiro LP em 1974, na Chantecler. O segundo, Alucinação (Polygram, em 1976). [2] Folha de São Paulo  

O cantor e compositor sobralense, lançou em 1999 o álbum “Duplo Retrato” em São Paulo.  Amigo do compositor Fausto Nilo, desde o movimento estudantil em 1968, compondo suas musicas.  

Em São Paulo, para onde se mudou, compôs canções para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e às vezes com o grupo do Ceará. Sua carreira estava lançada, com o sucesso das canções: “Velha roupa colorida”, “ Como nossos pais”(regravada mais uma vez por Elis Regina) e ‘ a Música - “ Apenas um rapaz latino-americano”. Grifo nosso 

Belchior, nunca deixou suas raízes do Norte. Relembrando do menino simples vindo do interior do Ceará, quando trabalhou na radiofonia de sua cidade Sobral, nas estrofes de suas melodias. Uma pequena estrofe da música nos relata o menino simples e feliz do norte: 

Eu sou apenas um rapaz

Latino-americano

Sem dinheiro no bolso

Sem parentes importantes

 E Vindo do interior 

Mas trago na cabeça

Uma canção do rádio

Em que um antigo

Compositor baiano

Me dizia

Tudo é divino

Tudo é maravilhoso   

O sucesso tomou conta de todo o país. Entre outros, veio à consolidação de seu sucesso como cantor.  Outros vieram cantados e lançados por Wanusa, (Paralelas). 

A canção Paralelas, de Belchior, foi um dos maiores sucessos do artista, não apenas na sua voz, mas também interpretadas por grandes cantores da MPB, entre eles Zélia Ducan, e Erasmo Carlos (O Tremendão), na Jovem Guarda. 

Homenageado pelo humorista cearense e amigo Chico Anísio no Programa Som Brasil do cantor Rolando Boldrin e na letra de sua música, “Galo, noites e quintais”. Também interpretada pelo Cantor Jair Rodrigues, e Amelinha.

 Na TV, no Programa Raul Gil, o apresentador emocionado, fez uma homenagem especial em seu programa com o Slogan “Nossa Homenagem ao Compositor”, com crianças representaram através da música o grande compositor de Sobral, do Ceará. O menino do sertão, conhecedor profundo da Bíblia, sabia falar latino muito bem e grande amante de romances. Toda vez, ao subir nos palcos, se benzia, como se fosse sua primeira vez.    

Na voz do Rei Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Engenheiro do Havaí, Os Germanos, Fagner, Wanusa, Oswaldo Montenegro, Ednardo, Zeca Baleiro; suas poesias que transformaram em belas músicas, simbolizando o grande artista da MPB. Também muito interpretada por cantores da terra, em bares, shopping, restaurantes da capital cearense e em todo Brasil. 

Em 2012, fez participação especial com o amigo cantor Zé Ramalho. Homenageado pelo cantor Oswaldo Montenegro no programa do Faustão, na emissora da TV Globo. 

Afastado dos programas de TV, em uma entrevista, comenta ele que está focado em traduzir as letras de suas músicas em espanhol, um novo trabalho que pretendia terminar e nas obras da Divina Comédia de Dante Alighieri.  

No Programa do Fantástico, dia 30 de abril, a TV Globo homenageou o grande compositor e poeta. No Fantástico, a apresentação de Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, faz uma grande retrospectiva da vida do cantor, desde sua infância na cidade de origem no Ceará.    

Belchior “Foi o maior letrista de canções transformadora que sempre existiu da música”, segundo o cantor Guilherme Arantes, comentando em redes sociais. 

No carnaval desde ano de 2017, o cantor foi homenageado em blocos pelas escolas de São Paulo e na capital cearense; Fortaleza. 

A notícia veio como um tsunami para seu povo. No dia 30 de abril deste ano de 2017, veio à coluna de grandes jornais sobre seu falecimento: grande compositor e cantor, interpretados por grandes vozes da MPB( Música Popular Brasileira), na voz de Elis Regina, Raimundo Fagner, Roberto Carlos, o “Menino Latino Americano”, sem dinheiro no bolso, vindo do norte, fez sua história e ganhou a simpatia do público brasileiro e o mundo afora. 

Com o translado do cantor, a multidão tomou conta da cidade de Sobral, esperando o grande cantor, o filho que tanto amava cantada em versos, sua melodias relembrando aquele menino e rapaz de família simples vindo do interior, que conquistou o público por sua característica, que venceu através da arte e da música. 

Já na madrugada do dia 30 de abril, a multidão tomou conta do Teatro São João, com cantores da terra, populares e curiosos de outras cidades para velar o corpo do cantor. Presentes no local, autoridades políticas e eclesiásticas: O bispo Diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos, familiares do cantor, repórteres, jornalistas, e radialistas da Imprensa Sobralense. 

A Praça da Ema, também conhecida, ficou tomada por populares, em fila única para velar o corpo do cantor e dar o último adeus ao “RAPAZ,LATINO-AMERICANO. Na parte interna do Teatro São João o velório segue os trâmites com músicas do cantor, fotos e homenagens a seus familiares e amigos da família. 

Na manhã, dessa segunda-feira dia (1º de maio), o corpo do cantor, por volta do meio dia e meia o corpo seguiu para fortaleza, capital cearense onde será sepultado.       

Seus versos: 

-“No presente a mente, o corpo é diferente e o passado é uma roupa que não nos serve mais”  

-“Viver é melhor que sonhar. Eu sei que o amor é uma coisa boa”! 

Poemas, versos e músicas ficarão gravados para sempre na memória.  Sua ida deixará saudades eternas, mas “A Arte e sua Música” será cantada eternamente. 

Homenageado em versos e poesias por poeta sobralense J. Udine:[4] 

Morre, para tristeza nossa, aquele “que transava à noite, no Denúbio Azul

... espargindo versos em louvor a sua mocidade e a América do Sul... 

BECHIOR NO CÉU. 

Com talento e violão

Belchior, o menestrel,

Adentra a Escelsa mansão

Para cantar lá no Céu. 

Não canta mais para o mundo;

Sua voz calou de vez!

Seu pensamento, profundo,

Deixa o Brasil, na viuvez!   

Sobral vela o ilustre filho,

Com pompa, altivez e brilho,

Nesse momento de agrura... 

Em que a dor, saudade e o pranto

Levam-nos ao desencanto:

Belchior, desce à sepultura! 

  1.  J. Udine – 30-04-2017

Belchior morreu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, na cidade de Santa Cruz do Sul, e o governo do Ceará emitiu uma nota de pesar. A causa da morte foi rompimento da aorta, a principal artéria do corpo humano.(Folha de São Paulo) 

O Governo do Ceará vai fazer o translado do corpo de Belchior do rio Grande do Sul para o estado. Havia o desejo expresso pelo artista de ter o corpo sepultado em sua terra natal, Sobral. Logo que o chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Nélson Martins, foi comunicado da morte de Belchior, esta manhã, entrou em contato com o chefe Da Casa Militar, coronel PM Túlio Stuadart. Este se comunicou com a Casa Militar do Governo gaúcho.[3] (Jornal O POVO). grifo nosso 

Saindo o translado de sua cidade natal, Sobral, o corpo do cantor e compositor Belchior chegou à Fortaleza, passando pelas ruas da capital  e  deu entrada no Teatro no Centro dragão do Mar. Em sua chegada populares aplaudiram e homenagearam o cantor cearense com suas músicas.

REFERÊNCIAS  

[1]Folha de S.Paulo. 30 de abril de 2017. Acesso dia 30 de abril de 2017-05-01 

 [2]http://www.opovo.com.br/noticias/temporeal/2017/05/velorio-de-belchior.html.Acesso em 01 de maio de 2017. 

 [3]http;// www.diariodepernambuco.com.br/ . Acesso em 01 de maio de 2017 

[4] J. Udine - escritor, poeta, sonetista, cordelista e trovador sobralense. 

 www.tribunadonorte.com.br/noticia/corpo-de-belchior-chegara-a...a-s.../378711