“BBB 10 É SHOW!”

 

          BBB 10 é show de: merchandising, audiência, imprevisibilidade, avaliações, sentimentos e gestão.

          O programa têm se destacado em virtude da alta audiência, mas este ano consagrou-se como um dos mais importantes instrumentos de propaganda de massa na televisão brasileira.

          O volume de merchandising (termo utilizado no Brasil) é impressionante. O que é o merchandising? Consiste numa ferramenta que no conjunto de técnicas e informações destaca um produto no ponto de venda, para acelarar a rotatividade, no Brasil é utilizado em novelas, seriados e programas de áudio e vídeo para mesclar o produto a situação vivenciada, exemplo: estou com sede e toma um refrigerante de determinada marca; está dirigindo um veículo e destaca a marca e o modelo, dentre outros. Esta prática é também chamada de Tie-In.

          Uma questão fica clara, este programa está gerando consumo, pela divulgação dos produtos, automaticamente gera empregos e valoriza as marcas participantes aumentando o valor de mercado das marcas expostas. Ela cria também novos padrões de oportunidades de negócios na mídia brasileira e no seu conjunto muitos produtos, simulações e minis BBB’s poderiam ser expostos por todo o país, fortalecendo a participação coletiva e ao mesmo tempo fortalecendo ainda mais esta ferramenta de sucesso. Abre-se então um universo de oportunidades aos anunciantes patrocinadores, as agências de propaganda e a mídia em geral.

          Não estou avaliando aqui a qualidade do que é mostrado, mas sim que é um instrumento de muito sucesso na gestão organizacional, devendo ser discutido em todos os cursos de propaganda e marketing do país, além de provar que com criatividade uma força de mídia pode alavancar milhões de pessoas a participar da audiência, dos paredões e provocar afinidades e principalmente fidelidade televisiva.

          Parabéns ao BBB 10, que com certeza prova que este programa virá em suas novas versões com mais sucesso do que já visto anteriormente e atualmente.

           Todo negócio que gera oportunidades de emprego e renda têm que ser respeitado. Concluindo, BBB 10 é SHOW!

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

Delegado de Economia de Caçapava