Quando pensamos em comprar um carro, estamos numa euforia tremenda, isso principalmente se for o primeiro carro e em muitas das vezes, sem auxílio de alguém que entenda de carros, nos preocupamos somente com a estética do carro, o que ele é por fora e esquecemos que o carro é muito mais que isso.

Devemos nos lembrar de nos preocupar com motores e toda a parte mecânica do carro, afinal é isso que faz o carro rodar. Um item muito importante e que sequer é lembrado pelas pessoas, é a bateria do carro.

Antigamente, nos carros de modelo mais antigo a bateria não era tão necessária e a sua única função era dar força o suficiente para partida do carro. Hoje em dia as coisas mudaram e a bateria é usada para muitas coisas, como: alimenta todo o sistema elétrico do carro, alimenta o alarme do carro, a central de injeção, o rádio analógico, computador de bordo e muitas outras coisas, quando o motor não está sendo usado.

Com tantas funções, você deve estar atento à bateria que vai usar em seu carro e não usar a mais barata do mercado, que pode ter vários problemas e o velho ditado vir a tona: “O barato sai caro”. Existem alguns tipos de bateria especificas para cada tipo de carro:

Modelo de carro com motor 1.0 e 1.4 sem opcionais elétricos, a bateria apropriada é o modelo de 45ah. Em caso de modelo de carro com motor 1.0 e 1.4 e que tem opcional elétrico e também versões com motores de 1.6 a 2.0, a bateria que melhor se encaixa são entre 60 e 65ah.

E por falar em baterias, existem 3 empresas que hoje são pioneiras nesse ramo: Baterias Bosch, Baterias Moura e Bateria Heliar. Ambas tem seus pontos altos e baixos e fica a escolha do cliente qual melhor se aplica a sua necessidade.