Bases da nossa civilização.

Não estudamos história apenas pelo conhecimento, mas principalmente porque isso nos ajuda a entender os porquês dos comportamentos das pessoas em nossa sociedade.

Quando estudamos nossa história de vida, a história de nosso município ou estado, estamos querendo saber algo a nosso respeito e que nos pode ser contado por aqueles que nos precederam. E as origens daquilo que nos cerca e das nossas formas de pensar e agir são resultantes daquilo que nossos antecessores aprenderam com as gerações que as precederam.

Partindo disso, podemos retroceder no tempo e encontrar informações, conhecimentos, criações e todas as novidades que os povos mais antigos produziram e nos deixaram como legado. Tudo isso, que vem dos nossos antecessores, é o que nos torna o que somos.

As nossas origens, o legado dos nossos ancestrais, foram as sociedades criadas pelos gregos e romanos. Nossa língua tem uma mistura de elementos gregos e romanos. Por exemplo a palavra POLITICA vem da polis grega; a palavra REPÚBLICA vem do latim (a língua dos romanos) e significa “a coisa pública”. Claro que não é somente a linguagem sua influência sobre nossa sociedade. Vários outros costumes e usos também nasceram a partir dessas duas culturas.

Além dessas bases greco-romanas, nossa sociedade, também teve influências africanas, devido ao que nos ensinaram às ilhares de pessoas trazidas da África e forçadas à escravidão em nosso país. Exemplos disso são alguns pratos como o cuscuz, acarajé.... essa presença também explica a cor morena de grande parte de nossas gentes. Também é verdade que vários de nossos costumes (como o banho diário), também foram aprendidos com os vários grupos indígenas que povoaram esta terra.

E se quisermos saber mais, podemos procurar os elementos religiosos que, apesar de serem predominantemente cristãos, também tiveram influências indígenas, africanas e dos cultos populares da Europa, de onde aprendemos coisas sobre assombração e vários outros dados folclóricos, como a quadrilha.

O fato é que todas essas influências enriqueceram nossa sociedade e nos fizeram crescer fazendo de nosso país um emaranhado e lindo conjunto de diversidade cultural.

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO