Quando vamos a um banco abrir uma conta, uma das primeiras providências tomadas pelo gerente é oferecer a possibilidade de contratação dos serviços de cartão de crédito pelo correntista, mediante a aprovação de crédito e com limite pré-estabelecido.

O uso de cartões de crédito facilita a vida de quem trabalha de forma autônoma e também daqueles que desejam organizar as contas, já que quando realiza uma compra ou pagamento com este tipo de “dinheiro de plástico”, quem arca com a despesa é uma instituição financeira que assegura ao comerciante que você tem dinheiro para bancar as aquisições.

Posteriormente, por meio do banco parceiro, o cliente é cobrado pelos débitos por meio de uma fatura mensal que inclui uma taxa de serviço, uma anuidade e os valores despendidos ao longo do mês dentro do limite determinado pelo banco. Se o correntista extrapolar o limite, paga mais por isso; se não honrar a dívida, paga uma porcentagem de juros sobre o montante devido, podendo se complicar para os meses seguintes.

Há bancos que trabalham com mais de uma bandeira de cartão de crédito, enquanto outros dão preferência a firmar parceria com apenas uma. A escolha da bandeira também é feita no ato da inscrição bancária. Os cartões Santander, por exemplo, podem ter bandeira Mastercard ou Visa, enquanto os cartões Bradesco costumam ser, em sua grande maioria, ligados exclusivamente à bandeira Visa, que garante benefícios específicos e exclusivos aos correntistas deste banco.

Se o cliente tiver qualquer tipo de dúvida sobre qual bandeira adquirir, pode consultar amigos e órgãos de defesa do consumidor para saber qual a abrangência da aceitação das mesmas no comércio e qual empresa costuma receber mais reclamações, evitando dores de cabeça.