O Banco Central destacou, segundo os indicadores, que durante o período da Corona não foi realizado nenhum alteração no mercado financeiro, acrescentando que, em 3 de abril de 2020, as reservas internacionais líquidas totalizavam 255,3 bilhões de dirhams, um aumento de 2,6% do total. De Semana para outra, e com 12,6% pelo ano.

O Banco Al-Maghrib investiu um total de 18 bilhões de dirhams na forma de adiantamentos. Tendo em vista a quantia de 58,6 bilhões de dirhams na forma de transações de recompra, 2,3 bilhões de dirhams no âmbito do programa para apoiar o financiamento de empresas pequenas e médias, a quantidade de 4,6 bilhões de dirhams alocada na forma de troca, a quantidade de 7,2 bilhões de dirhams no processo de Controle, além do total de intervenções equivalente a 89,7 bilhões de dirhams.

O informado destacou que a taxa bancária durante esse período ficou em média 2%, enquanto o volume diário de trocas registrou 3,5 bilhões de dirhams, motivo pelo qual o Bank Al-Maghrib investiu 20 bilhões de dirhams sob a forma de adiantamentos durante sete dias, conforme o processo de licitações foi 08 de abril e  da proposta 09 de abril.

Em relação à atividade do mercado de ações, a mesma fonte indicou que o índice "Mazi" registrou uma queda de 4,6%, reduzindo o seu desempenho desde o início do ano para 24,5%, explicando que esse desenvolvimento semanal, no índice de referência reflete, principalmente, as reduções nos índices setoriais em relação ás "materiais de construção e fabricação" 10%, os"bancos" por 7,5% e "petróleo e gás" por 6,6%.

Por outro lado, os indicadores dos setores “indústrias químicas” e de “telecomunicações” registraram um aumento de 8,1 e 0,8%, respectivamente.

A mesma fonte anotou, finalmente, que o volume total de trocas se manteve em 526,5 milhões de dirhams, comparado a 788,2 milhões de dirhams na semana passada, considerando que o mercado central de ações, um volume médio diário de 105,3 milhões de dirhams depois de 157,3 milhões de dirhams.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário- Marrocos, Rabat