Material muito conhecido pela aplicação em pisos, o porcelanato é um tipo de cerâmica fabricada com tecnologia avançada que lhe garante qualidade superior às cerâmicas comuns. As bancadas em porcelanato apresentam todas as vantagens do piso feito deste mesmo material, como resistência, impermeabilidade e durabilidade, além de proporcionar diferentes alternativas de desenhos e acabamentos.

Assim como em bancadas de pedra, a cuba pode ser moldada no mesmo material, sob medida, ampliando ainda mais as possibilidades criativas.

Os porcelanatos diferem entre si quanto ao acabamento - com o sem brilho; quanto ao tipo de borda - acabamento reto ou curvo; e quanto aos tratamentos que recebem. Existem processos que protegem o material contra riscos ou contra manchas, por exemplo. Para as bancadas, é importante que o porcelanato seja de boa qualidade, especialmente quando forem instalados na cozinha e precisarem resistir a impactos constantes e altas temperaturas. Isso faz com que seu custo não seja dos menores, porém ainda assim a relação custo x benefício continua satisfatória.

A execução das bancadas em porcelanato é similar à das bancadas de granito ou mármore, com o diferencial de serem mais leves. As chapas utilizadas, de grandes dimensões, são cortadas e coladas com massa plástica, e as juntas recebem polimento, tornando-se quase imperceptíveis.

A fixação pode ser embutida na parede, ou então feita por mãos-francesas e laterais também em porcelanato.

Veja mais dicas em nosso site: http://www.dicasdearquitetura.com.br