A banana é uma fruta muito rica em: proteínas, fibras, potássio, vitaminas C, A, B1 e B2. Sua origem é o Sudeste da Ásia. Sendo essa uma fruta tropical, ela é a mais popular do Brasil, embora não seja nativa do nosso continente. Ela é muito adaptada ao nosso clima e considerada símbolo dos países tropicais, conhecida em todo o mundo.

As mais conhecidas no Brasil, são: Nanica, Prata, Maçã, da terra e a Ouro. Ela é cultivada, no mundo inteiro e por mais incrível que pareça, existem cerca de 100 tipos de banana.

Em vários países, ela é utilizada na culinária de todos os dias, porque ela pode ser consumida ao natural, frita cozida e assada. No Brasil a mais usada, é a nanica, em doces, bolos, salada de frutas, tortas, sorvetes, vitaminas, farofas, recheio de aves e carnes e outros pratos. Ela não possui sementes, sendo que 70% dela é composta por água.

Essa fruta tem alto valor nutritivo, rico em açúcar, sais minerais e vitaminas. Além disso, ela é muito fácil de digerir. Quase não tem gordura, portanto pode ser incluída, em todas as dietas.

A árvore da banana é chamada de bananeira, ela tem caule subterrâneo, que cresce para fora da terra. Cada caule dá um ramo de flores, que aos poucos vai se transformando, em cachos de banana, sendo que cada um deles, podem produzir até 200 bananas. Depois da produção de um cacho, começa outro e assim por diante. Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas de banana, sendo que essas são colhidas na maioria das vezes, verdes, amadurecendo fora do pé.

A banana ouro é a menor de todas, chega ao máximo, á 10 cm. Sua polpa é doce, com sabor e cheiro agradável. O maior produtor dessa banana no Brasil é a cidade de Santos, no Estado de São Paulo. Ela é muito usada, no feijão tropeiro, em tortas, biscoitos etc.

Curiosamente, as bananas ainda ajudam a regular o sono, melhorando o humor.

Em busca de uma vida mais equilibrada? Descubra o que Maxburn, pode fazer por você.