Os detalhes fundamentais do equilíbrio perfeito são os seguintes:
1. O adaptador do furo central fixa a roda centralizada no plano.
2. Com uma chave própria é fácil montar e remover a roda.
3. Peso adesivo é um imperativo.
4. O adaptador de superfície plana externa não permitirá variação da centralização.

1. O adaptador do furo central fixa a roda centralizada no plano
2. Com uma chave própria é fácil montar e remover a roda


3. Peso adesivo é um imperativo 4. O adaptador de superfície plana externa não permitirá variação da centralização

1. Centralize a roda no eixo da balanceadora.

2. Utilize adaptador de cubo central, sendo ele multipeças, entra em contato com o diâmetro interno do furo central nas paredes, ao invés de somente na borda interna. O adaptador tem um piloto interno afilado que o expande, por meio de molas, abrindo-o para um contato completo com as paredes do furo central. Esses adaptadores estão disponíveis separadamente ou em kits de dois ou três tamanhos diferentes.

3. Posicione a roda depois que o adaptador do cubo central for colocado no eixo da balanceadora.

4. Segure o conjunto roda/pneu enquanto está sendo colocado na posição, tome cuidado para, durante o processo, não ferir o furo central.

5. Coloque o cone encostado à face do cubo da roda.

6. Use somente um cone de superfície plana na parte externa da roda. Isso dará um contato à roda que não alterará a posição do centro correto.

7. Prenda a roda e os adaptadores ao eixo com uma porca apropriada de engate/desengate rápido, se quiser trabalhar com boa produtividade. Este tipo de porca, de engate rápido, aperta e solta com um gatilho e ganha tempo nos horários de pico.

8. Uma vez fixada ao eixo da balanceadora, gire a roda para obter a primeira leitura do balanceamento. É bom fazer marcas com giz, pois isso dá uma referência fácil de acompanhar, permitindo que se possa notar rapidamente qualquer descentralização.

9. Depois que os pesos e a colocação deles forem determinados pela balanceadora e colocados, verifique novamente o balanceamento.
OBSERVAÇÕES:

1. A maioria dos consumidores de rodas de liga leve não gosta de pesos com garras sendo colocados no lado externo do aro, outros não gostam de pesos no lado interno. Utilize pesos adesivos e somente na parte interna da roda.

2. Se o conjunto roda/pneu for usado para corrida, coloque também "silver tape" sobre os pesos, para dar maior aderência.

3. A tampa da balanceadora foi suprimida da ilustração para melhor visualização. Não é recomendável operar uma balanceadora sem a tampa protetora. Nunca fique diretamente em frente ao sentido de giro da roda pois, caso algum peso solte, poderá atingí-lo.