Baixa densidade do global do solo e baixa capacidade de infiltração de água: como explicar?

 Geralmente solos sob florestas apresentam baixa densidade global do solo o que indica alta porosidade e, por consequência, alta capacidade de infiltração de água no solo. No entanto, algumas vezes, solos usados para fins agrícolas podem apresentar baixa densidade global do do solo, porém baixa taxa de infiltração. Dado o que ocorre sob condições de floresta, esse comportamento da água em solos cultivados não seria esperado.

Como explicar essa diferença então?

Dado que o solo possui baixa densidade global, então ele possui porosidade alta. No entanto, como esta porosidade não reflete maior taxa de infiltração de água, uma possível explicação para isso estaria na ausência de conectividade entre poros. Em outras palavras, o solo possui poros, mas estes não estão interligados de forma que a água encontra dificuldade de ser conduzida para dentro do solo. Assim pode-se explicar o comportamento do solo quando ele possui baixa densidade global e baixa taxa de infiltração.  

 Preparado a partir de:

SOARES, J.L.N.; ESPINDOLA, C.R.; PEREIRA, W.L.M. Physical properties of soils under intesive agricultural management. Scientia Agricola, v.62, n.2, p.165-172, 2005.