Introdução
O presente trabalho aborda um estudo feito da Província da Zambézia, Distrito de Quelimane no raio Municipal da mesma, concretamente no Bairro de Acordos de Lusaka, o mesmo traz como fundamento a um conhecimento profundo em relação ao bairro em estudo, e durante o decorrer da estudo, dá chance de puder se inteirar daquilo que se tem vivido naquele ponto da cidade, e os pontos que mais se destacam o meio ambiente do bairro, saneamento do meio ambiente, a vegetação, a urbanização, a dinâmica da população residente naquele bairro, equipamentos de uso especial existentes, a economia do mesmo, infra-estruturas, o uso e ocupação de terra.
O presente trabalho possui cinco capítulos, que no primeiro contam os objectivos e a metodologia usada durante a pesquisa, no segundo que contem os enquadramentos ao nível regional, distrital e autárquico; no terceiro aborda o estudo do bairro, no quarto fala de equipamentos e serviços; e na quinta aborda as propostas.
4
CAPITULO I
OBJECTOS
Geral
 Conhecer na sua plenitude a cidade de quelimane e a vida que os citadinos da mesma concretamente no bairro Acordos de Lusaka.
Específicos
 Saber qual e a vida que a população do bairro Acordos de Lusaka;
 Estudar o nível de urbanização do mesmo bairro;
 Conhecer as necessidades da população daquele ponto da cidade de Quelimane;
METODOLOGIA
A metodologia usada no presente trabalho foi a bibliográfica e que facultou a os dados estatísticos da população em todos âmbitos que ao nível da província ate ao nível da cidade ou área municipal;
A observação que fez com que tivéssemos os dados sobre a organização do próprio bairro e quanto ao que o Bairro possui em todos os âmbitos, desde o natural, cultural, económico e social.
O método quantitativo que culminou com a entrevista dos habitantes do bairro a mais de 5 anos, que ajudou a obter informação ou conhecimento que vai pra além duque se pode ver.
5
CAPITULO II
1. Enquadramentos ao nível regional e Provincial
Mapa 1. Zambézia, mapa extraído do manual referente a Cidade de quelimane.
Zambézia é uma província situada na região central de Moçambique. A sua capital e Quelimane, localizada a cerca de 1600 Km ao norte de Maputo, a capital do país, com uma área de 105008 , e uma população de 5164732 habitantes segundo os estudos feitos em 2017 através do censo populacional, no recenseamento geral da população, esta dividido em 22 distritos, e desde 2013 possui 6 Autarquias, Quelimane, Mocuba, Milange, Gurué, Alto Molocué e Maganja da Costa.
No topo da zona central de Moçambique, Zambézia esta limitada a norte pelas províncias da Nampula e Niassa, a leste pelo canal de Moçambique, no Oceano Indico e a sul pela província de Sofala, a oeste, para além da província surge também o Malawe.
2. Enquadramento ao nível distrital e Autárquico
Quelimane e a capital e maior cidade província da Zambézia, em Moçambique, esta localizada no rio dos bons sinais, a cerca de 2º km do oceano indico, por essa razão a cidade conta com um porto, que um das suas actividades económicas, centro de uma grande e importante industria
6
pesqueira. O distrito de quelimane faz os limites com o distrito de Nicoadala, a sul, a note, este assim como a oeste.
Mapa 2: Cidade de Quelimane.
A cidade de quelimane é administrativamente uma Autarquia, com o governo local eleito e também um distrito, que administra as competências do governo central, numa área de 122 , à cidade conta com 246915 habitantes, 119475 homens e 127440 mulheres.
Mapa: Cidade de Quelimane. INE
7
CAPITULO III
O meio ambiente
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), reitera o meio ambiente como como um conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos, e sociais que podem causar efeitos directos ou indirectos sobre os seres vivos e s actividades humanas.
Mediante este pensamento, o meio ambiente do bairro em estudo ela e meio eficiente, pois podemos encontrar o desperdício de vários resíduos que degradam de uma forma gradual o ambiente, contem valas com águas estagnadas, e em outras casas fazem uma canalização directa da casa de banho para as valas.
Imagem 1: Citação ambiental do bairro. (Fotografo Inácio Raul)
Ao sul do bairro podemos encontrar um espaço que não esta sendo usado porque na época das chuvas eles viram lagos e outros pântanos. E em compensação o capim toma conta dos mesmos.
Saneamento do meio
O bairro apresenta um saneamento meio recomendável, apesar de não ser das boas ma a população faz muito para manter o bairro com condições de saneamento num nível aceitável.
8
Imagem 2: saneamento do bairro (Fotografo Basto Pinto)
O Clima
Outros autores afirmam que de acordo com a Koppen e Geiger, Quelimane tem um clima tropical. Há muito mais pluviosidade no verão que no inverno, a classificação do clima é Aw. 25.3 ºC é a temperatura média. Tem uma pluviosidade média anual de 1346 mm.
O mês mais seco é Setembro com 16mm, o mês de Janeiro e mês com maior precipitação, apresentando uma média de 251 mm.
O clima do bairro e o mesmo que quase afecta a cidade inteira
O relevo
O relevo do bairro e igual a que afecta a cidades inteira que e um relevo é uma planície, que torna difícil o escoamento das águas pluviais, estas que são drenadas pelas valas feitas pela população, as vulgas “Valetas”
Lençol freático
O termo Lençol Freático ou lençol de Água, é um reservatório de água presente nas pates subterrâneas da terra, os quais variam de local para local.
E o lençol freático do bairro Acordo de Lusaka é 7 a 15 metros.
Hidrografia
O bairro não esta bainhado ou perto de nenhum rio, isso que quer dizer que não possui uma localização hidrográfica.
9
Vegetação/Arborização
Quanto a vegetação do bairro, ele não e muito vegetada e tem muita falta de árvores ou arborização, mas tem algo que predomina muito o bairro a existência de canas-de-açúcar ao redor das valetas, estas que até certo ponto servem de vedação.
Imagem 3: Vegetação (Fotografo Inácio Raul)
Dinâmica da população
Quanto a dinâmica da população, os adultos são gente que durante o dia não estão no bairro devido as suas actividades laborais, e os jovens a maioria delas são estudantes que em tempo laboral se deslocam nos seus locais de aulas ou estudo isto por que o bairro e vizinha de muitas instituições de ensino superior, técnico profissional, tornando-se alvo de muitos estudantes.
O bairro é muito calmo, e com índices de criminalidade muito baixa.
CAPITULO IV
Equipamentos e Serviços
Infra-estruturas
As infra-estruturas que podemos encontrar instalados neste bairro são;
10
 Tem uma Escola Primaria que acolhe alunos da Pré-primária á 7ª Classe, e o nome da escola é o mesmo que o do bairro, que é Escola Primaria do 1º e do 2º Ciclo Acordos de Lusaka;
Imagem 4: Escola Primaria do 1º e 2º Ciclo Acordos de Lusaka
 Uma parte do mercado lixo encontra-se no território do bairro acordos de lusaka;
Campos Desportivos
O bairro não possui nenhum campo desportivo, praticamente os desportistas são obrigados a se deslocar para outros bairros circunvizinhos para os seus momentos de desportos.
Economia do bairro
O bairro é composto por pessoas muito dinâmicas, isso que faz com que o seja um bairro com uma economia media, ele alberga pessoas de varias classes sociais, funcionários do aparelho estado, sector privado e pequenos e médios empreendedores, mas com grande extinção da população pratica o empreendedorismo, e a maior parte das famílias tem como o chefe de Agregado familiar as mulheres.
Infra-estruturas de uso especial
O bairro não possui infra-estruturas de uso especial, como cemitérios e outros.
11
Uso e ocupação do solo
O uso e ocupação do solo ao redor do bairro é de uma forma organizada, e que é somente ocupada por casas e outros tipos de edifícios, não se faz machamba ao longo do bairro, os que fazem machamba fazem fora da cidade.
Imagem 5: Uso e aproveitamento de terra no bairro (Fotografo Inácio Raul)
CAPITULO V
Propostas
O bairro tem um grande problema de organização no âmbito das edificações, elas tem interditado a circulação normal dos seus vizinhos, oque tem que fazer é sempre ter que deixar um espaço considerável que possa facultar a circulação no bairro.
Relatório
A realização deste trabalho obedeceu varias etapas que fizeram com que fosse possível a aquisição de resultados que possuímos, a prior baseamo-nos na observação das características que o bairro possuía, e envolveu a entrevista de alguns moradores daquela parte da autarquia de Quelimane, e durante a entrevista fomos constatando que o bairro a 15 anos atrás a sua maior parte da extinção do bairro era dedicada para a realização de actividades agrícola, mas com o
12
crescimento da urbe, o bairro foi sendo abitado, sendo transformado em um local próprio de habitação.
A alguns anos atrás o bairro sofria muito com escassez de água potável, mas agora o problema já está ultrapassado, e quando as chuvas se faziam sentir no distrito ou cidade de Quelimane, as águas ficavam estagnadas durante muito tempo, mas com a aquisição das vala de drenagem as águas tem menos tempo paradas neste bairro.
O bairro tem a falta de campus desportivos, que faz com que as crianças percorram grandes distâncias só para ter um divertimento desportivo. O bairro devia conter esses locais para entreter os amantes do desporto, e também fazerem o bom uso do lixo, e evitar fazer enchimentos das casas com lixo, por que quando o lixo se deteriora, vai criando destruições das casas.
13
Bibliografia
Resultados Definitivos do IV Censo populacional 2017, INE
www.google.com/cartografiazambeziana