BAGAGEM

 

 

Temporada de férias, quem resiste uma  boa viagem?Entretanto, para muitas pessoas, a simples ideia  de viajar de avião é motivo de horror. É o caso de João, um humilde vendedor de sorvetes que vive no nordeste do país;  perdeu a conta das  vezes  em que viajou de avião sem nunca ter viajado realmente. Todo ano planeja visitar o filho que mora no sul, mas desiste no momento da compra das passagens. Noticias como  queda de avião ou fenômenos meteorológicos são  suficientes para  ele  cancelar o voo, alega   medo de voar,  altura,  sentir-se mal em pleno ar e não  ser socorrido. Não perde a oportunidade de ressaltar  suas profecias quando ocorre  acidentes aéreos. “Eu não disse? Avião não é seguro!”

Um dia, João decidiu  vencer o medo  de voar, iria  viajar com a sua esposa, que ao contrário dele, nunca se incomodou com viagens aéreas.

A recente divulgação das   normas definindo os itens que poderiam ou não serem levados na bagagem não o intimidou,  uma vez  que levaria somente o peso necessário; em matéria de excesso de peso ele entendia muito bem, aliás, estranhava  o desejo   das  pessoas em   levar praticamente todos os itens da casa.

João sabia como  iria embarcar:  calça social, camisa xadrez, tênis, a bagagem propriamente dita estava ao seu  lado. E quando o fiscal  perguntou-lhe qual   mala levaria, ele apontou para a sua esposa  e  respondeu:

- O peso da minha esposa  não é o suficiente?!