1.INTRODUÇÃO

1.1.Selecionar um indicador a sua escolha que não foi demonstrado em aula

Este trabalho tratará o indicador de análise técnica Williams %R desenvolvido por Larry Williams[1].

1.2.O Conceito do Indicador

Williams %R, ou simplesmente %R, é um indicador categorizado como sendo do grupo de “Indicadores de Momento” utilizado no mercado de ações e de commodities (INVESTIDOR, Bússola do, 2013). Este indicador é o inverso no Oscilador Estocástico (Stochastic Oscillator). %R reflete o nível de fechamento em relação à máxima mais alta do período anterior, geralmente 9 dias. Ao contrário, o Stochastic Oscillator reflete o nível de fechamento à máxima mais baixa do período de cálculo.(STOCKCHARTS, 2018)

%R varia de 0 a -100, provendo uma visão das fraquezas e pontos fortes de um ativo. Além de ser usado para confirmação de momento, indicar níveis de sobrecompra(overbought) e sobrevenda(oversold) e promovendo sinais de trading. (MITCHELL, 2014)

O indicar %R é similar ao indicador Oscilador Estocástico (Stochastic Oscillator) com uma única diferença sendo a forma que os dois são escalados[2]. Como dito anteriormente, o %R varia entre 0 e -100 enquanto o Stochastic Oscillator varia entre 0 a 100. “O Stochastic Oscillator ainda tem aplicado nele uma média móvel que pode ser usada para sinais de crossover”. (MITCHELL, 2014 Tradução nossa) [3]...