1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realizar a aplicação de um Setup nas ações UGPA3 da empresa Ultrapar Participações S.A. e na ação USIM3 pertencente à empresa Usinas Siderúrgica de Minas Gerais, que foram objeto de estudo no primeiro trabalho da cadeira de análise técnica ministrada pelo professor Frederico Sande Viana.

O trabalho, por consistir quase em sua totalidade em análise de backtesting, terá como período de análise janeiro de 2012 até dezembro de 2017.

2.BACKTESTING

Backtesting é um processo pelo qual são testadas estratégias de trading em um conjunto de dados históricos relevantes visando garantir sua viabilidade antes que o agente coloque capital em risco. Dessa forma, é possível simular cenários para os períodos que se acha apropriado mensurando os níveis de rentabilidade e risco. (LLC, 2018).

Como apresentado anteriormente, o período considerado como relevante para análise de backtesting neste trabalho será de janeiro de 2012 até dezembro de 2018. Neste espaço de tempo será possível observar vários cenários na economia mundial e brasileira que impactaram a bolsa de valores, a exemplo do impeachment da ex-presidente Dilma Vana Rousseff e o “dia do Joesley” referente ao evento ocorrido com o dono do frigorífico JBS no dia 18/05/2018 quando a bolsa de valores de São Paulo teve que acionar o circuit breaker[1] nas negociações após uma queda grande no valor dos papeis. (OLIVEIRA, 2017).

Serão usadas as ferramentas gráficas oferecidas pela plataforma Trading View, especificamente os gráficos de Candles semanais tanto para Ultrapar para para Usiminas.

2.1.Apresentação Empresas e Setups

Serão analisadas as séries históricas das empresas Ultrapar (UGPA3) que atua no setor Petróleo. Gás e Biocombustíveis com atividade de Distribuição de Combustíveis. Químicos e Armazenagem para Granéis Líquidos (BASTTER,2001) e da Usiminas (USIM3) atuante no setor siderúrgico com venda de aços planos, no período de 5 anos com início em janeiro de 2012 até dezembro de 2017.

O setup que será utilizado na série histórica UGPA3 será o SETUP1 (Compra e Venda a Descoberto) que será descrito em seguida. E o setup escolhido para análise de backtesting da ação USIM3 será o SETUP2 (Compra) também descrito em seguida.

Antes de prosseguir com o detalhamento dos SETUPs 1 e 2, serão destacados algumas regras em comum para aplicação de ambos os setups que seguem:

  1. Capital Inicial: 50 mil reais. Compras e vendas apenas em múltiplo de 100 ações (arredondamento para baixo);

  2. Será utilizado sempre todo o capital disponível para a nova operação;

  3. Todo capital que não estiver sendo utilizado em um trade tem que ser corrigido pela taxa do CDI médio do ano em questão;

  4. Custos: Corretagem de 10 reais por compra ou venda.

  5. IR de 20% sobre o lucro/prejuízo, sendo um valor a pagar em um trade com lucro e um valor a receber no caso de um trade com prejuízo.

  6. No fim do período, em dezembro de 2017, não se entrará em nenhuma nova operação e caso exista alguma operação em aberto, esta será finalizada e será apurado lucro ou prejuízo...