AVICULTURA DE PRECISÃO.

 

O assunto em si, se apresenta como um ferramental de vanguarda. Autores considerados e respeitados, nos falam da Nanotecnologia, de Fracionamento Isotópico da Água, de Rádio Isótopos, de Partículas de Aerossóis e etc.

De fato, são posições técnicas que merecem toda a consideração técnica.

Mas no nosso entender, o academicismo dificilmente terá a acolhida esperada na Avicultura de Escala, seja ela no segmento de Avós, Matrizes, Corte e Ovos.

A pesquisa nos leva buscar uma definição que assim se define: “A atividade, em escala industrial, tem nova perspectiva através do gerenciamento de dados. A todo instante estes sistemas geram milhares de dados agrupados em diferentes setores, conectados entre si ou não, que permitem uma visão numérica de um determinado período. ...1 de abr. de 2019 Entramos na era da “Avicultura de Precisão” – Revista Rural”

Traduzindo.

São gerados Algoritmos que uma vez processados, de acordo com o Software em uso informam ao Técnico qual a decisão a ser tomada.

Mas quais as informações?

Nutrição? Custo no momento da coleta de dados, do preço do frango abatido x mercado? Valor do milho, da soja, complexo vitamínico mineral, antioxidante, coccidiostáticos, probiótico seriam algumas informações (algoritmos) que no sistema de Avicultura de Precisão alimentariam todo o processo, em especial do econômico e financeiro e as tomadas de decisões.

O momento que a Avicultura, nas suas Cadeias Produtivas, está se consolidando cada vez mais, como um dos grandes players da Proteína Animal, há de se ter o devido cuidado, que não só os dados tabulados para o sistema produtivo, mas inclusive outros dados que por si só alicerçam todo o sistema.

Esses dados quais seriam?

Existe a necessidade de se pensar no ditado: Quem está dentro do mato, vê uma coisa. Mas quem está fora do mato, vê outra coisa.

O integrador, está digamos fora do mato, em determinadas situações, na qual a Avicultura de Precisão não se faz presente.    Me refiro à sua Capacidade de Endividamento do Avicultor Integrado.

De nada adiantaria ter um ferramental de ponta, como os Softwares de Avicultura de Precisão se o Avicultor Integrado, encontra-se em situação de colapsar sua situação financeira, devido a “n” fatores, que não propriamente, de Manejo, Bem Estar Animal, Nutrição, Conversão Alimentar, Taxa de Mortalidade, Sistema de Iluminação e etc., se o Avicultor Integrado, repito, se encontrar em uma situação de colapsar sua situação financeira. Exemplifico. Preço pago pelo Integrador por aves entregue. Atraso no pagamento. Aves rejeitadas por fraturas e contusões durante a apanha. Esses fatores implicam sim, na economia avícola do Avicultor Integrado, que deveria se fazer presente na Avicultura de Precisão.

Mas qual a relação entre esses fatores de quem está fora do mato, com quem está dentro do mato?

Vamos aos fatos.

Dados informam que no ano de 2020, até o mês de agosto, o setor avícola exportou 2.833 milhões de toneladas, com uma receita de US$ 4.14 bilhões.

Como se conseguiu tais resultados?

Com quem vive dentro do mato seria a resposta certa. Mas quais seriam? Só Integrado saberia informar os dados fenomênicos do cotidiano avícola, sob sua responsabilidade.

Eh?

Dedicação. Amor ao que está fazendo. Carinho. Respeito para com as aves sob seus cuidados. Assiduidade nas práticas comuns. Higienização de vestimentas e calçados. Frequência de horários. Inspeção na fonte de água, mesmo sendo de poço artesiano. Manutenção da rede elétrica. Sistema de iluminação (dark house, brown house) de acordo com a orientação Médica Veterinária. Sistema automatizado de apanha de frangos. Horário da apanha de frangos.  São alguns pequenos fatores, que na Avicultura de Precisão, não se fazem presentes, mas que se apresentam como de significativa importância.

Mas ainda deverão existir alguns fatores que implicam nos resultados (algoritmos), mas que não são sequer aventados de serem tabulados. A distância entre o CPD e o Avicultor Integrado muitas das vezes é enorme. Vejamos então.

Uma gama por certo. Como alterações de temperatura exterior. Fenômenos atmosféricos, como descargas elétricas, vendaval, chuva torrencial, queda de temperatura, falta de energia elétrica, problema mecânico no sistema automático de distribuição de ração ou de água. Ausência de funcionário. Amontoamento de frangos provocado pela presença de algum elemento estranho.

São fatores que afetam sim o resultado final de um ou mais aviários, que digamos concentram 20.000 aves, mas que não são tabulados.

Novamente. A distância entre a plataforma do CPD e a plataforma do Avicultor Integrado ainda é muito grande.

 

Primeiro há de se buscar a resposta no Avicultor Integrado, que por sua vez se endividou e colocou em risco todo o seu patrimônio, pois em geral o investimento é de competência do Integrado e o financiamento bancário exige a penhora dos bens financiados e a penhora do imóvel, quando não de mais bens. 

 

Esse Integrador é em suma o primeiro a ser beneficiado pelos avanços tecnológicos que a Avicultura de Precisão lhe oferece, aqui então está presente a figura prosaica de quem está dentro do mato. Mas que contribui para o êxito final, específico do Contrato de Compromisso de Compra e Venda, entre o Integrador e o Integrado.

A maioria dos avicultores integrados desconhecem ou ignoram o termo Avicultura de Precisão.

É um ferramental de suma importância, mas na sua essência é um elemento frio. Não está sujeito as variâncias que antes citei. Está focado e direcionado nos algoritmos informados no momento, para que se possam tomar decisões e atitudes de momento e até de futuro.

Podemos citar dentre as nuances da Avicultura de Precisão, a Nutrição. Antes tempo a formulação de ração se entendia como estanque. As rações formuladas: Inicial, Crescimento, Engorda. Hoje a moderna Nutrição, avançou significativamente. As formulações obedecem é lógico os ditames técnicos dos Manuais de Nutrição Animal -Avicultura - com as devidas informações a respeito dos componentes básicos, que essa ou aquela formulação deve apresentar. Só que nos deparamos novamente com os algoritmos, agora na Nutrição de Precisão, que por consequência faz parte da Avicultura de Precisão. No caso antes abordado, o software nutrição, passa a analisar as variantes que se apresentam de momento para uma melhor formulação em termos Nutricionais e Econômicos. Se na composição de uma ração, a participação do milho venha a ser 65% e o preço está em alta, haverá um rebate no preço final do quilo do frango. Mas graças a Informática, focada agora a Nutrição de Precisão/Avicultura de Precisão, tende e deve buscar uma alternativa nutricional equivalente e com preço da matéria prima competitivo. O mesmo se pode admitir para o farelo de soja. Enfim. Temos hoje dois segmentos distintos dentro desse escopo.

O Integrado, que se endivida, que tem seus bens hipotecados, que faz da avicultura seu ganha pão e colabora na ponta da Cadeia Produtiva, para a produção e consequente exportação, mas que não lhe é entregue o pacote da Avicultura de Precisão de forma direta, mas dela se beneficia de outras formas. Não faz parte integrante dos cálculos diretos e indiretos da Avicultura de Precisão. No entanto na atual conjuntura estamos diante daquele ditado “não te aguento, mas não tem largo”

O momento exige que a Avicultura de Precisão, passe a analisar dados como Conversão Alimentar por metro quadrado, em função do número de frangos alojados. Qual o melhor momento de se fazer a retirada total dos frangos, em função das estatísticas, do comportamento de mercado, das crises políticas, da abertura de novos mercados?

Assim como passa a exigir de parte das empresas Integradoras uma nova forma de A.T. junto aos Avicultores Integrados, no sentido de lhe orientar na Escrituração Avícola do dia a dia, de modo a subsidiar com esses dados a Avicultura de Precisão.

Finalizando, faz-se necessário que as Médicas Veterinárias e Médicos Veterinários, se atualizem em relação a Avicultura de Precisão e no que se refere a Inteligência Artificial e suas Redes Neurais.

 

Médico Veterinário Romão Miranda Vidal.